Valadares se diz com "gás para continuar trabalhando por Sergipe"
Aos 75 anos, líder do PSB busca o quarto mandato no Senado Federal Política | Por Milton Alves Júnior e Will Rodriguez 12/09/2018 07h30 - Atualizado em 12/09/2018 09h20Concluindo o terceiro mandato, e pleiteando mais oito anos como senador pelo Estado de Sergipe, Antônio Carlos Valadares é o terceiro candidato a ser sabatinado pelo portal F5 News. O experiente parlamentar formou-se em Química Industrial em 1967 e em Direito em 1974. Em meio aos estudos fez carreira política pela ARENA ao eleger-se prefeito de Simão Dias em 1966 e deputado estadual em 1970. Em maio de 1988 decretou intervenção em Aracaju afastando Jackson Barreto após denúncias do Tribunal de Contas de Sergipe.
Filiado ao PST e, com a extinção deste, ao PP, foi eleito senador em 1994 e no ano 2000 perdeu a eleição para prefeito de Aracaju para Marcelo Déda, quando já estava no PSB sendo reeleito senador em 2002 e 2010. Em julho de 2017 votou contra a reforma trabalhista. Em julho de 2017, votou a favor da cassação de Aécio Neves no conselho de ética do Senado. Confira na íntegra o diálogo realizado na sede do F5 News, em Aracaju.
F5 NEWS: Senador, o senhor está concluindo seu terceiro mandato e muitos dos adversários acabam dizendo: “ah! é preciso renovar, é preciso mudar!”, qual o argumento do senhor para convencer o seu eleitor de que não; que na realidade é preciso dar mais uma chance para que o senhor tenha mais oito anos de mandato?
Antônio Carlos Valadares: Na verdade, minha candidatura a senador da República se deu por uma convocação dos partidos aliados. Eu fiquei até a última hora, três de agosto, prazo quase que fatal para a decisão das candidaturas. Atendendo ao apelo dos nossos companheiros de coligação e também aquilo que está postado nos jornais, nos sites, nos meios de comunicação, as pesquisas indicam sempre o senador Valadares em primeiro lugar, então se eu for atrás de adversário para tomar decisão, talvez seja a decisão errada. A decisão tem que ser tomada com base nos aliados e em pesquisas eleitorais, que dão uma base de sustentação a qualquer candidato. E foi por essa razão que nós resolvemos enfrentar mais uma vez o mandato de senador. Eu fiz um mandato, nesses três períodos, propositivo, um mandato voltado para o atendimento aos interesses da população de Sergipe, com um estilo aberto e transparente, atendendo a uma sintonia que existe hoje na sociedade que é a busca da ética, da decência e da honestidade.
F5N: O senhor falou sobre suas reformas, em especial a previdenciária. O senhor sempre apresentou uma postura contrária à reforma do jeito que ela estava sendo feita. Na sua concepção o que deve ser alterado?
F5N: E a reforma tributária?
ACV: Eu acho que duas reformas não podem estar fora do contexto do novo governo: A reforma política e a reforma tributária. A tributária para desonerar a produção, para distribuir o bolo tributário entre Estados e Municípios, que estão seriamente prejudicados porque a maior parte da arrecadação fica nas mãos da União, mais de 64%. É preciso que a União entenda que nós estamos vivendo em uma federação, que é um conjunto de Estados e Municípios para fazer uma federação forte, onde os grandes problemas como saúde e segurança pública estejam à disposição de todos.
F5N: Quais os pontos o senhor acredita serem necessários para que a gente tenha uma reforma política mais efetiva?
F5N: na visão do senhor, flexibilizar a legislação que trata do porte de armas ou reduzir ao máximo o acesso da população a elas?
F5N: Existe um projeto que deseja aumentar o recurso na questão de saneamento em todo o país, o que o candidato pensa sobre isso, em especial no contexto de Sergipe?
ACV: o saneamento básico é saúde. Aplicar em saneamento básico é economizar em saúde. Eu quero crer que um grande contingente da nossa população, em torno de 50%, não tem esgotamento sanitário como deveria ter. Ele deve ser prioridade de todo governo. Eu me lembrei de uma proposta que foi transformada em lei: economia de água. Nós temos uma lei originária de um projeto de minha autoria, que prevê a conscientização do povo brasileiro para economizar água em casa, a exemplo de compra de equipamentos que venham economizar água.
F5N: O senhor está há 24 anos como parlamentar, ao longo desse período, tem algum projeto que o senhor se sente magoado por não ter passado?
F5N: Sergipe terá, ao menos, um novo senador a partir de 2019 (caso o senhor seja reeleito). Qual conselho o senhor daria para quem está chegando naquela Casa?!


A proposta também prevê mecanismos para evitar o descontrole dos gastos públicos

Para presidente, vírus e desemprego são problemas que se agravam

Votação em primeiro turno terminou no início da madrugada de hoje (11)

Ministro encaminhou ofício com informações aos presidentes da Câmara e do Senado

O almirante Flávio Augusto Viana Rocha assume interinamente o cargo