Vereador quer espaços para os negros na administração municipal
Política 19/03/2015 14h48

O líder do Partido dos Trabalhadores na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o vereador Emmanuel Nascimento, destacou que voltou a apresentar o Projeto de Lei (PL) que defende a reserva de vagas para negros em concurso público municipal, já que o PL foi julgado inconstitucional pela Comissão de Justiça e Redação da Câmara, quando apresentado em fevereiro do ano passado.

Emmanuel explicou que o PL visa reservar 20% das vagas para negros em concursos públicos para cargos efetivos e empresas públicas no campo da administração direta e indireta, o que para Emmanuel, significa pensar em uma administração municipal mais democrática. Nascimento informou que a presidente Dilma Rousseff (PT) sancionou projeto semelhante para concursos federais.

“Em Aracaju, a maioria do nosso povo é composta por pardos e negros, os negros sempre foram esquecidos, o poder público não ofereceu a escola que os outros tinham, essa é a grande realidade. O presidente do STF ontem, através de uma resolução, também aprovou para o setor da Justiça, visto que os negros também não espaço nesta área, por isso, que os negros precisam das cotas, para inseri-los em todos os setores da sociedade”, frisou.

O vereador fez ainda um apelo aos representantes do povo que possam colocar adiante este projeto. "Infelizmente a administração pública não abre espaço para os negros, isso em diversas áreas, tanto no judiciário, quanto no executivo e no legislativo, e o meu projeto tinha a intenção de mudar esse quadro aqui no nosso Estado, mas lamentavelmente, a Comissão de Constituição e Justiça votou claramente contra os negros, virou as costas para os negros, ao rejeitar o meu projeto”, afirma o parlamentar.

Projeto

O Projeto de Lei nº 252/2013 do vereador Emmanuel Nascimento tem por objetivo reservar aos negros 20% das vagas oferecidas nos concursos públicos para provimento de cargos efetivos e empregos públicos no âmbito da administração pública municipal, das autarquias, das empresas públicas, Poder Legislativo Municipal e das sociedades de economia mista controlada pela Prefeitura de Aracaju. O projeto nem sequer chegou a ser votado no Plenário, já que foi rejeitado pela Comissão de Constituição de Justiça da Câmara.

Mais Notícias de Política
Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
11/03/2021  16h54 Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
A proposta também prevê mecanismos para evitar o descontrole dos gastos públicos
Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
11/03/2021  16h49 Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
Para presidente, vírus e desemprego são problemas que se agravam
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados/Reprodução
11/03/2021  13h39 Câmara começa sessão para votar PEC Emergencial em segundo turno
Votação em primeiro turno terminou no início da madrugada de hoje (11)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h20 Ao Congresso, Pazuello nega atraso em cronograma de vacinação
Ministro encaminhou ofício com informações aos presidentes da Câmara e do Senado
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h18 Wajngarten é exonerado da Secretaria Especial de Comunicação Social
O almirante Flávio Augusto Viana Rocha assume interinamente o cargo