Vereador quer reduzir tarifa do transporte público em Aracaju
Projetos de Jailton Santana podem reduzir preço em até 10%
Política 16/02/2012 10h33

Por Márcio Rocha

O vereador Jailton Santana (PSC) deu entrada em um projeto na Câmara Municipal de Aracaju, com o objetivo principal de reduzir a tarifa de transporte público. Para que isso aconteça, os vereadores devem aprovar o primeiro projeto que pede a redução da taxa de gerenciamento paga pelas empresas de ônibus à Prefeitura de Aracaju.

Para o parlamentar, a taxa pode ser reduzida de 5% para 1% pagos à prefeitura. “Se reduzir o valor da taxa de gerenciamento, isso pode gerar uma economia direta para o usuário do transporte público, baixando o valor da tarifa”, afirmou o vereador ao F5 News.

A base legal do vereador está na Lei nº 1909, de 14 de dezembro de 1992, aprovada pelos vereadores na época, que reduziu o valor da taxa de oito para cinco por cento, o que provocou a queda do preço da passagem de ônibus.

O projeto foi apresentado ontem e Jailton Santana pediu que fosse a plenário em regime de urgência. O vereador Robson Viana (PMDB) também assina o projeto como coautor.

No propósito de diminuir ainda mais o valor da passagem de ônibus, Jailton Santana afirmou que está estudando com sua assessoria jurídica um mecanismo para poder entrar com outro projeto pedindo a redução do pagamento do Imposto Sobre Serviços (ISS), que hoje representa mais 5% no valor da tarifa.

Tentar baixar em 10% o valor da tarifa de ônibus é a meta de Jailton Santana. “O trabalhador paga muito caro por um transporte que é falho e sofre com problemas que estão cada vez mais patentes, como os ônibus superlotados. Então, é justo que a população também seja beneficiada de alguma maneira. Encontramos na redução da tarifa o melhor meio de trazer o benefício direto para o usuário do transporte público”, comentou.

Os dois projetos dependem de aprovação por maioria dos dezenove vereadores de Aracaju - considerando que, o projeto de redução do ISS ainda não foi apresentado e depende de viabilidade jurídica, pois o parlamentar não quer entrar com um projeto inconstitucional.

Mais Notícias de Política
Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
11/03/2021  16h54 Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
A proposta também prevê mecanismos para evitar o descontrole dos gastos públicos
Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
11/03/2021  16h49 Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
Para presidente, vírus e desemprego são problemas que se agravam
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados/Reprodução
11/03/2021  13h39 Câmara começa sessão para votar PEC Emergencial em segundo turno
Votação em primeiro turno terminou no início da madrugada de hoje (11)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h20 Ao Congresso, Pazuello nega atraso em cronograma de vacinação
Ministro encaminhou ofício com informações aos presidentes da Câmara e do Senado
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h18 Wajngarten é exonerado da Secretaria Especial de Comunicação Social
O almirante Flávio Augusto Viana Rocha assume interinamente o cargo