Vereador quer regulamentar uso de patinetes elétricos em Aracaju
Equipamentos ainda não circulam na capital, mas a intenção é atrair empresas Política | Por Will Rodriguez 02/08/2019 12h00 - Atualizado em 04/08/2019 10h00Os patinetes elétricos viraram febre em várias cidades brasileiras e, muito em breve, podem começar a aparecer também pelas ruas de Ará. Tramita na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) Projeto de Lei de autoria do vereador Armando Batalha Júnior (Cidadania) com a finalidade de regulamentar o uso desses equipamentos na capital sergipana, embora ainda não existam empresas operando na cidade.
Em menos de um ano, os patinetes elétricos chegaram a pelo menos 13 cidades em todo país, dez delas capitais. No entanto, as prefeituras não conseguiram seguir a velocidade com que as empresas invadiram esses municípios, o que obrigou as administrações municipais a apressarem o passo para discutir as regras do serviço a fim de que as operadoras não continuassem sem pagar pelo uso do espaço público.
A intenção do vereador aracajuano, ao protocolar o PL 212/2019 esta semana, é evitar um eventual uso desordenado do serviço e, ainda, atrair as empresas que fazem o aluguel do equipamento. "O que nós precisamos é que o município também se adeque a essa novidade", disse Batalha Júnior ao F5 News, ressaltando que a proposta deve ser subscrita pelo vereador Nitinho Vitale (PSD), presidente da CMA.
A alternativa de transporte surgiu de forma discreta, levantando a curiosidade do brasileiro e, aos poucos, começou a cair no gosto popular. Na avaliação do vereador, a nova opção traz vantagens para a mobilidade da cidade, mas a regulamentação também é essencial para garantir a segurança de usuários, motoristas e pedestres."Essa iniciativa vai contribuir muito com a cidade porque temos dificuldades de mobilidade, as nossas vias estão cada vez mais difíceis de transitar. Essa seria outra forma de se locomover, e sem uso de combustível, o que ainda contribui com o meio ambiente", afirmou o autor da propositura, Armando Batalha Júnior, apontando ainda a necessidade de infraestrutura.
Se aprovado, o Projeto prevê que a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) faça a regulamentação seguindo regras já estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), dentre elas os limites de velocidade permitidos, por exemplo. Pela lei, o equipamento não pode ultrapassar 20 km/h em ciclovias e ciclofaixas e 6 km/h nas calçadas.
Os patinetes elétricos já estão nas capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Goiânia, Curitiba, Recife, Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte e Vitória, além dos municípios paulistas de Santos, Campinas e São José dos Campos.


A proposta também prevê mecanismos para evitar o descontrole dos gastos públicos

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