Vereadores discutem a possibilidade da implantação do Uber em Aracaju
Política 07/03/2017 14h34 - Atualizado em 07/03/2017 15h11

Durante a sessão desta terça-feira (07) da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), os vereadores discutiram e votaram pela aprovação de cinco Projetos de Lei (PLs), 26 Requerimentos e 35 Indicações. Dentre os assuntos mais debatidos durante as votações foi o requerimento Nº 15/2017, que solicita a realização de uma Sessão Especial com o objetivo de discutir o funcionamento da Uber em Aracaju.

Durante a discussão, o vereador Vinícius Porto (DEM), que é autor do requerimento, reforçou a importância de debater com mais transparência esse tema. “Não podemos ficar na dúvida se é um aplicativo bom ou não, pois nós temos que nos adequar as novas realidades e o Uber já é uma realidade. O que vejo como mais importante é que a população esteja livre para escolher o melhor para suas necessidades, seja através do Uber ou do táxi, o essencial é que o usuário esteja satisfeito com o serviço”, explicou o vereador.

Em aparte, o vereador Fábio Meireles (PPS) questiona os benefícios que o serviço trará. “Sei que o Uber vem com o objetivo de facilitar a mobilidade urbana, mas quantos motoristas são e quem são? Será se esse aplicativo vai trazer um caos para Aracaju com tantos carros a mais na cidade? Será que Aracaju vai comportar o Uber?”, questionou.

Já para o parlamentar Anderson de Tuca (PRTB), a discussão sobre o Uber tem que ser voltada para o que a população prefere. “Precisa avaliar se vai beneficiar a população. Compreendo que o Uber é uma nova forma de agilidade, rapidez e economia, mas é preciso avaliar os pontos positivos e negativos. Outra questão que acontece em algumas cidades é sequestro, estupro e outras situações com as pessoas usuárias de Uber, então é um assunto muito polêmico que deve ser discutido”, frisou o vereador questionando como será feita a fiscalização do Uber em Aracaju.

Segundo Professor Bittencourt (PCdoB), é preciso ser discutido exaustivamente sobre o assunto. “Eu acho que independente de qualquer coisa precisamos discutir. Temos muitos problemas com os serviços oferecidos pelos taxis. Dia desses peguei um taxi sem ar condicionado, mau cheiro de cigarro. Por outro lado, temos que regulamentar o funcionamento do Uber”.

Zezinho do Bugio (PTB) disse que muitos policiais que estão trabalhando com Uber como forma de bico. E o vereador Seu Marcos (PHS) declarou a favor do requerimento. “Esse assunto é de suma importância, por isso, tem que ser realizadas diversas audiências públicas sobre o tema”. Já Cabo Amintas (PTB) disse que as pessoas tem o direito de ir e vir e escolher de que maneira quer se transportar de um lugar para o outro.

Aprovações

Também foi aprovada em votação única o requerimento Nº 59/2017 que solicita uma Sessão Especial no dia 15 de Maio de 2017 a respeito do Dia Internacional de Combate à Homofobia. A autora do requerimento, vereadora Kitty Lima (REDE), foi bastante elogiada pelos vereadores pela solicitação a respeito desse tema. Com relação aos Projetos de Lei (PLs), o PL Nº 64/2016 também foi destaque, porque autoriza a redução de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) aos proprietários de imóveis residenciais e não residenciais que adotem medidas que estimulem a proteção, preservação e recuperação do meio ambiente.

 

Fonte: Agência CMA

 

Mais Notícias de Política
Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
11/03/2021  16h54 Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
A proposta também prevê mecanismos para evitar o descontrole dos gastos públicos
Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
11/03/2021  16h49 Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
Para presidente, vírus e desemprego são problemas que se agravam
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados/Reprodução
11/03/2021  13h39 Câmara começa sessão para votar PEC Emergencial em segundo turno
Votação em primeiro turno terminou no início da madrugada de hoje (11)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h20 Ao Congresso, Pazuello nega atraso em cronograma de vacinação
Ministro encaminhou ofício com informações aos presidentes da Câmara e do Senado
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h18 Wajngarten é exonerado da Secretaria Especial de Comunicação Social
O almirante Flávio Augusto Viana Rocha assume interinamente o cargo