Vereadores retomam trabalhos com expectativa no Plano Diretor
Otimista, presidente da CMA acredita na aprovação ainda este ano Política | Por Will Rodriguez 01/08/2019 17h20 - Atualizado em 01/08/2019 17h31Os vereadores de Aracaju iniciaram o semestre legislativo a todo vapor. A sessão que marcou o reinício dos trabalhos, nesta quinta-feira (1), foi bastante movimentada. A expectativa para o envio do Plano Diretor, prometido para este ano ainda pelo prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB), é unânime.
Segundo o chefe do Executivo, a proposta de revisão do Plano deverá ser encaminhada à Câmara Municipal até, no mais tardar, novembro. Nas contas do presidente da CMA, o vereador Nitinho Vitale (PSD), a previsão é de que ele seja aprovado antes mesmo do término do ano legislativo.
“Assim que o Plano chegar à essa Casa vamos começar as sessões itinerantes em diversos bairros da cidade, vamos chamar todos os representantes da sociedade civil organizada para discuti-lo, ouvindo os interessados e, sem sombra de dúvidas, poderemos aprovar ainda este ano a depender da data que o prefeito enviar”, declarou Nitinho em entrevista ao F5 News.
Em 2015, uma proposta chegou a ser enviada ao Legislativo, mas foi parar nas barras da Justiça, que anulou todo o processo. O Plano vigente data da virada do século. Na ótica do vereador Thiaguinho Batalha (PMB), será preciso uma somação de esforços dos parlamentares para dar celeridade às discussões. “O Plano Diretor precisa chegar com urgência e antecedência. É um pedido de todos os vereadores, mas a Secretaria de Planejamento já está trabalhando com eficiência”, afirma.
O vereador Lucas Aribé (PSB) demonstra preocupação com o tempo necessário para discussão e aprovação do Plano. Segundo ele, a gestão anterior já havia iniciado as discussões junto à comunidade, realizando cerca de 30 audiências públicas, mas todo trabalho foi deixado para trás. Ele ainda cobra que o Executivo melhore sua interlocução com a CMA. “Aracaju corre risco de não receber verbas federais por não ter uma legislação atualizada, além de outras consequências de ordem socioambiental”, diz.
Já o vereador Cabo Amintas (PTB) é mais pessimista quanto à aprovação do Plano ainda nesta gestão, a quem ele chama de mentirosa. “Essa é uma gestão feita por mentirosos. Desde que cheguei nesta Casa em 2017 existe a promessa de envio do Plano Diretor, mas não acredito mais nesse prefeito e, infelizmente, a maioria desse Parlamento apenas diz amém, está pouco se lixando para o povo de Aracaju”, disparou.


A proposta também prevê mecanismos para evitar o descontrole dos gastos públicos

Para presidente, vírus e desemprego são problemas que se agravam

Votação em primeiro turno terminou no início da madrugada de hoje (11)

Ministro encaminhou ofício com informações aos presidentes da Câmara e do Senado

O almirante Flávio Augusto Viana Rocha assume interinamente o cargo