Vereadores votam reforma administrativa em sessão extraordinária
Extinção de cargos, da Emurb e fusão de pastas estão entre as matérias Política 29/01/2015 17h17Da Redação
Os vereadores de Aracaju vão interromper o recesso parlamentar nesta sexta-feira (30) para participar de uma sessão extraordinária convocada pelo prefeito de Aracaju João Alves Filho (DEM), onde serão apreciados e votados projetos que promovem uma série de mudanças na Administração Municipal. Entre os projetos da reforma administrativa estão a extinção de cargos, fusão de empresas municipais e secretárias e o compartilhamento de serviços.
Na última segunda-feira (26), o prefeito realizou uma reunião com parte do secretariado e a bancada da situação para apresentar as matérias a serem votadas. Os projetos fazem parte das ações do planejamento financeiro para os próximos meses e visam promover uma economia nos cofres públicos.
Uma das proposituras trata sobre a extinção do cargo de 17 secretários-adjuntos e vice-presidente (no caso das empresas municipais). Além disso, o projeto prevê a extinção da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) que teria parte dos servidos absolvidos pela Empresa Municipal de Obras e Urbanismo (Emurb) e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema).
Outro Projeto de Lei (PL) que será votado amanhã estabelece que a Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) passaria a ser gerida pela Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog).
A sessão deve acontecer no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) por conta de uma reforma que ocorre no plenário do Legislativo Municipal, que só deve retomar os trabalhos oficialmente no final do mês de fevereiro.
Nesta sexta também ocorrerá as despedidas dos vereadores Robson Viana (PMDB) e Jony Marcos (PRB), que no próximo domingo (1º) assumem uma cadeira na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal, respectivamente. Assim, as vagas abertas na Câmara Municipal serão ocupadas pelos suplentes Bigode (PMDB) e Bertulino (PSB).
Foto: Will Rodrigues/Arquivo F5 News


A proposta também prevê mecanismos para evitar o descontrole dos gastos públicos

Para presidente, vírus e desemprego são problemas que se agravam

Votação em primeiro turno terminou no início da madrugada de hoje (11)

Ministro encaminhou ofício com informações aos presidentes da Câmara e do Senado

O almirante Flávio Augusto Viana Rocha assume interinamente o cargo