Vigilantes estaduais cobram participação no diálogo sobre PCCV
Política 13/03/2014 14h07

Por Will Rodrigues

Um dia após se acorrentarem aos portões da Secretaria de Estado da Educação, os vigilantes das escolas públicas da rede estadual realizaram um novo ato. Nesta quinta-feira (13), eles foram à frente do Palácio dos Despachos e da Secretaria Estadual de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPLAG), para tentar uma reunião com o secretário João Augusto Gama, a fim de solicitar a participação na construção do Plano de Carreira, Cargos e Vencimentos (PCCV) que será apresentado aos servidores públicos do Estado.

O Sindicato dos Vigilantes do Setor Público do Estado de Sergipe (Sindivipse), questiona os motivos de apenas o Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Sintrase) ter acesso às negociações sobre o plano. “Outros sindicatos, como o Sindetran, Sintasa e o Sindivipse, não estão negociando com o governo, mas nós queremos saber o que está sendo posto ao nosso futuro”, diz o presidente do Sindivipse, Ferreira Júnior (foto abaixo).

Para o sindicalista, existe ainda uma tentativa de o governo de atrapalhar as ações dos vigilantes, através de pessoas do próprio sindicato. “Nós recebemos fotos de um vigilante, que não conseguiu se eleger como presidente do sindicato, tendo acesso ao PCCV, mas está trabalhando como cabo eleitoral do governo, fazendo campanha contra a nossa categoria”, afirma Ferreira.

O deputado estadual, Capitão Samuel (PSL) (foto abaixo), esteve presente ao ato e cobrou do governo uma postura diferente da que vem sendo adotada com o sindicato. “O governo não ouve os vigilantes sob o argumento de que eles não possuem a carta sindical, mas ouve o Sintese que também não possui a carta”, explica.

Ele ainda adiantou que o plano de carreiras será debatido no Poder Legislativo e a pauta pode ser trancada, caso o governo não mude de atitude. “Depois que o projeto não passar na Assembleia, o Estado vai querer colocar a culpa nos deputados, como acontece com tudo que esse governo não consegue fazer”, ressalta.

 

No final da manhã,  os representantes do Sindivipse foram recebidos por uma equipe técnica da Seplag e pelo subsecretário de Articulação com Movimentos Sociais e Sindicais, João Francisco dos Santos (foto principal). Em nota, a assessoria de comunicação informou que “na ocasião, foram prestados à categoria todos os esclarecimentos a respeito do estudo de plano de cargos, que envolve todas as categorias da Administração Geral. Foi, ainda, aberto ao sindicato o espaço para sugestões e demandas", conclui a assessora Adrine Cabral.

 

Foto Principal: Victor Ribeiro / Seplag

Mais Notícias de Política
Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
11/03/2021  16h54 Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
A proposta também prevê mecanismos para evitar o descontrole dos gastos públicos
Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
11/03/2021  16h49 Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
Para presidente, vírus e desemprego são problemas que se agravam
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados/Reprodução
11/03/2021  13h39 Câmara começa sessão para votar PEC Emergencial em segundo turno
Votação em primeiro turno terminou no início da madrugada de hoje (11)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h20 Ao Congresso, Pazuello nega atraso em cronograma de vacinação
Ministro encaminhou ofício com informações aos presidentes da Câmara e do Senado
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h18 Wajngarten é exonerado da Secretaria Especial de Comunicação Social
O almirante Flávio Augusto Viana Rocha assume interinamente o cargo