Visita de Dilma a Sergipe é tema de audiência entre Déda e ministra
Política 22/09/2011 16h01

Em audiência com a ministra Gleisi Hoffmann, da Casa Civil, na noite da última quarta-feira (21), em Brasília, o governador Marcelo Déda (PT) tratou do convite para que a presidenta Dilma Rousseff (PT) venha a Sergipe, ainda em 2011, e do repasse de recursos para o sistema penitenciário estadual. “Nosso objetivo é reduzir o déficit de vagas nas penitenciárias do Estado”, explicou o governador.

Para tanto, governador e ministra discutiram a execução orçamentária deste ano na área de segurança pública. “Objetivamos adequar a política do Estado aos novos parâmetros de financiamento do Governo Federal”, disse Déda.

Dilma

Ao planejar a vinda de Dilma Rousseff a Sergipe, o governador detalhou a agenda discutida com a ministra. “Convidamos a presidenta para acompanhar a assinatura de contrato com a Vale do Rio Doce (extração de potássio para produção de adubo), se naturalmente chegar a bom termo, e para deflagrar o processo de ampliação da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados da Petrobras (Fafen)”.

Além destes projetos que incrementam o polo de fertilizantes de Sergipe, a presidenta será convidada a assinar convênios e termos de adesão ao Contrato Organizativo de Ação Pública (Coap), que melhora a gestão da saúde pública. “Esta é a agenda preliminar que propusemos. A ministra aguardará a volta da presidenta, em viagem aos Estados Unidos, bem como a definição da agenda internacional que prevê outras viagens de Dilma Rousseff em outubro”, concluiu Déda.

 

Déda reúne-se com representante do BID e trata de turismo em Sergipe

O governador Marcelo Déda reuniu-se, também na última quarta-feira (21), com o representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Fernando Carrillo-Flórez. Na audiência, ele entregou ao dirigente o Caderno de Preparação do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) Nacional em Sergipe “com a exposição dos objetivos na área de política estadual de turismo”.

Com o Caderno, o Governo de Sergipe repassou ao BID documentos técnicos e jurídicos detalhados para a preparação do Prodetur. Nele, estão elencadas as prioridades para o turismo sergipano.

Convites

Ao mesmo tempo em que Carrillo-Flórez foi convidado para visitar Sergipe e participar das futuras reuniões do Fórum dos Governadores do Nordeste, o governador recebeu convite para participar do Congresso Internacional de Turismo, em Fortaleza. Déda lembrou que o momento pode ser aproveitado para um encontro de Luis Alberto Moreno, presidente mundial do banco, com os mandatários nordestinos.

Por fim, Carrillo-Flórez convidou o governador para visitar a sede do banco em Washington, nos Estados Unidos, onde poderá expor as ações do Governo do Estado. Contudo, Marcelo Déda poderá contribuir com o debate a respeito da presença do BID no Brasil e na região Nordeste.

Déda foi assessorado pelo secretário de Turismo, Elber Batalha, e o coordenador do Prodetur em Sergipe, Joab Almeida.

 

Foto: Sergio Dutti

Mais Notícias de Política
Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
11/03/2021  16h54 Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
A proposta também prevê mecanismos para evitar o descontrole dos gastos públicos
Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
11/03/2021  16h49 Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
Para presidente, vírus e desemprego são problemas que se agravam
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados/Reprodução
11/03/2021  13h39 Câmara começa sessão para votar PEC Emergencial em segundo turno
Votação em primeiro turno terminou no início da madrugada de hoje (11)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h20 Ao Congresso, Pazuello nega atraso em cronograma de vacinação
Ministro encaminhou ofício com informações aos presidentes da Câmara e do Senado
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h18 Wajngarten é exonerado da Secretaria Especial de Comunicação Social
O almirante Flávio Augusto Viana Rocha assume interinamente o cargo