Zezinho afirma que dívida com a União poderá inviabilizar os estados
Política 15/05/2012 14h42

Em pronunciamento feito na sessão desta terça-feira (15) da Assembleia Legislativa, o deputado Zezinho Guimarães (PMDB) alertou para a situação difícil em que se encontram todos os estados com relação às dívidas para com a União. “O que se verifica nos dias de hoje é que, por conta dessas dívidas, os estados estão cada vez mais pobres, com suas finanças debilitadas e na perspectiva de não ter condições de honrar seus compromissos, até mesmo o pagamento da folha de pessoal”.

O parlamentar ressaltou que em 1998, os estados deviam ao governo federal R$ 93 bilhões, quando essa dívida foi renegociada por um prazo de 30 anos, mas passados apenas 12 anos com os estados tendo pago à União cerca de 170 bilhões, em dezembro de 2010, esse valor atingiu R$ 350 bilhões.

“Podemos afirmar que nessa relação injusta, quanto mais os estados pagam, mais devem. Em outras palavras, a União trata pior os estados do que os bancos tratam seus clientes”, disse, citando como exemplo o fato dos estados têm suas dívidas reajustadas pela União em percentuais quatro vezes maiores do os praticados pelo BNDES quando empresta dinheiro a empresários .

Zezinho Guimarães afirmou que é preciso resolver essa situação com urgência sob pena dos estados terem suas finanças inviabilizadas e suas economias estagnadas. Ele anunciou que na próxima reunião da UNALE a ser realizada em Natal (RN), todas as Assembleias Legislativas deverão apresentar sugestões e propostas para equacionar o problema.

“Não é mais possível adiar a discussão sobre a dívida dos estados para com a União. É uma questão de sobrevivência para os estados e municípios, já que a arrecadação não cresce na mesma proporção dessa dívida que já é praticamente impagável”, salientou o deputado. Parque Eólico – Também em seu pronunciamento, Zezinho Guimarães ressaltou a vinda para Sergipe do segundo lote de torres e aerogeradores provenientes da China para a criação do Parque Eólico sergipano.

Para o parlamentar, essa iniciativa do governo estadual é de suma importância porque vai ofertar energia limpa gerada pelo vento capaz de abastecer uma cidade de 120 mil habitantes. “Além desse benefício, o Parque Eólico poderá se transformar em mais um ponto turístico do Estado e, nesta oportunidade, quero convidar todos os sergipanos a conhecê-lo de perto”, finalizou Zezinho Guimarães.

Da Agência Alese

Mais Notícias de Política
Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
11/03/2021  16h54 Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
A proposta também prevê mecanismos para evitar o descontrole dos gastos públicos
Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
11/03/2021  16h49 Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
Para presidente, vírus e desemprego são problemas que se agravam
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados/Reprodução
11/03/2021  13h39 Câmara começa sessão para votar PEC Emergencial em segundo turno
Votação em primeiro turno terminou no início da madrugada de hoje (11)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h20 Ao Congresso, Pazuello nega atraso em cronograma de vacinação
Ministro encaminhou ofício com informações aos presidentes da Câmara e do Senado
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h18 Wajngarten é exonerado da Secretaria Especial de Comunicação Social
O almirante Flávio Augusto Viana Rocha assume interinamente o cargo