IBGE realiza reunião para detalhar trabalhos para o Censo 2020
A coleta de dados ocorrerá entre os meses de agosto e outubro do próximo ano
Cotidiano | Por Agência Aracaju Notícias 29/10/2019 16h30

A Prefeitura de Aracaju é uma das parceiras do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na realização do Censo 2020. Neste sentido, na manhã desta terça-feira (29), representantes do instituto expuseram detalhes fundamentais do processo censitário durante a Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2020 (REPAC). 

O Censo é feito a cada 10 anos, em todo o Brasil. A coleta de dados, estabelecida como a principal fonte de referência sobre a população brasileira, ocorrerá entre os meses de agosto e outubro de 2020, por isso, esclarecer a população, bem como estabelecer parcerias, como a que a Prefeitura firmou junto ao órgão, é basilar na fase preparatória do processo que tem como importante relevância, ao apontar dados, auxiliar na governabilidade de estados e municípios.

“O resultado do Censo vai nortear e avaliar toda a política pública. Daí vem a importância de darmos apoio logístico nesse processo. Daremos toda a infraestrutura necessária para que o Censo, em Aracaju, seja referência nacional. Com os dados obtidos pelo IBGE, teremos indicadores essenciais em áreas como educação, saúde, ação social que nos darão o norte para melhor conduzir os trabalhos da gestão, priorizando as áreas e grupos mais vulneráveis, por exemplo. Passaremos a ter uma radiografia de como está sendo investido, os resultados obtidos e avaliar como podem melhorar os investimentos empregados. Assim, todas as secretárias, órgãos e empresas municipais estão de portar abertas para ceder espaço para os trabalhos do IBGE”, destacou o secretário do Planejamento, Orçamento e Gestão, Augusto Fábio Oliveira.

Em Sergipe, as reuniões da REPAC estão acontecendo em todos os 75 municípios, no entanto, o centro tem sido em Aracaju, justamente por ser a capital. “Tivemos uma reunião anterior com os gestores municipais que clareou nossa ideia do que podemos contar nessa fase dos trabalhos e, contar com esse apoio, nos possibilita ter um suporte mais expressivo. Se a Prefeitura cede um espaço que tenha disponível para a etapa de coleta, isso torna a operação mais acessível, mais ágil”, ressaltou a chefe da unidade estadual do IBGE, Adriane Almeida do Sacramento.

Além de auxiliar na governabilidade, outro importante ponto do Censo é que os dados obtidos servirão como base para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), ou seja, ao contar a população, o Censo produz resultados que servem de parâmetro para saber quanto cada cidade receberá de repasse federal. Outra questão é que também fornece informações imprescindíveis para a distribuição orçamentária das pastas da Educação, Cultura, Saúde e Infraestrutura, baseadas no número e distribuição da população.

Por estes motivos, a chefe estadual do IBGE salienta a importância da participação popular. “Essas reuniões são necessárias para mostrar a necessidade de se obter dados como os fornecidos pelo IBGE e a população precisa estar ciente da importância de colaborar com os trabalhos. Tudo o que norteia os nossos trabalhos é em cima de uma metodologia rigorosa e cautelosamente estudada e os dados coletados são resguardados”, assegurou Adriane.

Durante a explanação, foram apresentados dados detalhados de como se dará o mapeamento da capital sergipana para atualização do número de habitantes e suas características. Aracaju contará com nove postos de coleta, divididos em três subáreas, a Norte (nos bairros Santos Dumont, Cidade Nova e Olaria), a Centro (Jabotiana, Luzia e Grageru) e a Sul (Farolândia, Santa Maria e Zona de Expansão), nos quais ficarão distribuídos 548 recenseadores e 75 agentes censitários.

O presidente da Associação de Moradores do Bugio, Aragão Barroso, foi um dos líderes comunitários que participou da reunião. “Acredito que as comunidades e seus representantes devem participar atividade desse processo porque conhecemos de forma profunda da realidade dos bairros, estamos presentes no cotidiano da comunidade, então, podemos auxiliar nesse trabalho. Quanto mais bem feito for executado esse processo, melhor para a nossa cidade”, considerou.

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos