2021: confira o que abre e fecha na véspera e no feriado de 1º de janeiro
Serviços foram alterados e alguns estabelecimentos funcionam em horário especial Cotidiano | Por F5 News 31/12/2020 06h00A véspera e o feriado do Dia Mundial da Paz e Dia da Fraternidade Universal alteram programações em diversos setores. Entre os serviços municipais de Aracaju, alguns não funcionarão no dia 1º de janeiro e trabalhos administrativos também estarão suspensos no dia 31, conforme decreto de ponto facultativo da Prefeitura, com exceção dos serviços considerados essenciais. Confira o que abre e fecha na véspera e no feriado do dia 1º.
Saúde
Na véspera do feriado, os setores administrativos que atuam na sede da Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju estarão fechados, funcionando apenas o atendimento remoto feito pelo MonitorAju, no horário das 7h às 13h, no dia 31, e de 08h às 14h, no dia 02.
Funcionam as quatro Unidades Básicas de Saúde exclusivas para síndrome gripal, das 7h às 19h. São elas: UBS Geral Magela (Orlando Dantas), UBS Ministro Costa Cavalcante (Inácio Barbosa), UBS José Machado de Souza (Santos Dumont) e UBS Onésimo Pinto (Jardim Centenário). Os hospitais municipais Fernando Franco e Nestor Piva estarão abertos com atendimento 24 horas. As demais UBS, com atendimento de rotina, pausam nessas datas (incluindo as que estão com horário estendido), retomando o atendimento regular na segunda-feira, dia 04.
Já o atendimento da Rede de Urgência e Emergência (Reue), ofertado nos hospitais municipais Fernando Franco e Nestor Piva, incluindo os contêineres para atendimento exclusivo a síndromes gripais e suspeita de covid-19, seguem com serviço 24h, mesmo no feriado. E além da urgência clínica, a urgência odontológica ofertada no Hospital Fernando Franco também estará funcionando normalmente.
O atendimento ofertado na Rede Especializada, pelo Centro de Especialidades Médicas (Cemar Siqueira Campos), não funciona aos finais de semana e feriados. Já na Rede de Atenção Psicossocial (Reaps), o atendimento dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) prossegue um serviço porta aberta, entretanto, no feriado estará funcionando apenas o acolhimento noturno.
Mercados
Os mercados centrais Maria Virgínia Leite Franco, Antônio Franco e Thales Ferraz, assim como os setoriais (bairros), funcionam normalmente nesta quinta, das 6h às 17h30, mas estarão fechados no dia 1º de janeiro, reabrindo ao público nas manhãs seguintes, a partir das 5h30.
Feiras livres
As feiras do bairro Suíssa e dos conjuntos Castelo Branco, Médici, Sol Nascente e Agamenon Magalhães foram antecipadas para esta quinta-feira (31), no período da manhã. Na tarde de hoje (31) e sexta (1) não funcionarão as feiras dos bairros São José (Carro Quebrado) e Jabotiana. O mesmo ocorre com as feiras da Aruana (Costa Nova) e Lamarão. A suspensão temporária abrange ainda a feira do bairro Cirurgia, que aconteceria no sábado, 2 de janeiro. Na próxima semana, todas as feiras retornam aos horários e dias habituais.
Parques
Os parques Augusto Franco (Sementeira) e Poxim estarão abertos em horário normal, das 5h às 21h45 e das 6h às 18h, respectivamente. Em ambos os locais, estão mantidas as orientações do decreto estadual, voltadas para a prevenção à covid-19.
Orla Pôr do Sol
O embarque e desembarque na Orla Pôr do Sol Jornalista Cleomar Brandi ocorrerá normalmente, das 8h às 17h.
Supermercados
A Associção Sergipana de Supermercados (ASES) informa que o comércio varejista de gêneros alimentícios funciona normalmente no dia 31, porém no dia 1º de janeiro todos os supermercados estarão fechados. Segundo o presidente José Anderson, alguns supermercados, no entanto, decidiram por conta própria que vão fechar mais cedo na quinta-feira.
Shoppings
No último dia do ano, todas as operações dos shoppings Jardins e RioMar, em Aracaju, funcionam das 9h às 18h. Em 1º de janeiro, as praças de alimentação e restaurantes do Shopping Jardins abrem das 12h às 20h. Demais lojas e quiosques vão estar fechados. No RioMar Aracaju, os restaurantes Ferreiro Grill, Camarada Camarão e Madero funcionam de acordo com os horários das respectivas redes; praças de alimentação, demais lojas e quiosques vão estar fechados.
No sábado, 2 de janeiro, os shoppings RioMar Aracaju e Jardins voltam a funcionar em seus horários habituais, das 10h às 22h. Durante este período de festas de final de ano, os cinemas e os hipermercados operam de acordo com a programação das redes Cinemark e GBarbosa, respectivamente.
O Shopping Prêmio, em Nossa Senhora do Socorro, funciona na quinta-feira (31) das 10h às 18h. Já no dia 1º, sexta-feira, estará fechado.
No Aracaju Parque Shopping, no Bairro Industrial em Aracaju, todo o centro de compras funciona no dia 31 das 9h às 18h, já no feriado estará fechado.
O Shopping Peixoto, em Itabaiana, agreste de Sergipe, informou nas suas redes sociais que no dia 31 as lojas e quiosques funcionam em horário especial das 9h às 18h. O horário do cinema não foi informado, nem a programação do dia 1º.
Ferreira Costa
O Home Center Ferreira Costa, na Avenida Tancredo Neves, abre nesta quinta das 08h às 14h. No dia 1º estará fechado.
Coleta
No dia 1º de janeiro, a coleta domiciliar em Aracaju acontece normalmente, e os serviços de limpeza serão realizados com um número reduzido de equipes. Já o programa Cata Treco e a Coleta Seletiva não ocorrem nestes dias. Os Ecopontos estarão fechados e retomarão suas atividades nos dias subsequentes.
Operacional
No dia 31, os serviços operacionais da Emsurb funcionarão regularmente, conforme cronograma da diretoria responsável.
Educação
A Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju Galileu Galilei (CCTECA), localizada no Parque da Sementeira, e as unidades de ensino municipais continuam sem funcionar em virtude das medidas de enfrentamento ao novo coronavírus.
Guarda Municipal de Aracaju (GMA)
GMA continuará prestando seus serviços essenciais normalmente.
Defesa Civil
A Defesa Civil de Aracaju permanecerá com equipes no plantão para atendimento a eventuais demandas através do número 199.
Funcaju
Todas as unidades da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) permanecem fechadas, por tempo indeterminado, a fim de obedecer às medidas de segurança para contenção da covid-19.





