3º Tech Day busca conscientizar profissionais da área contra ciberataques
Evento mostrou como Inteligência Artificial pode ampliar segurança Cotidiano | Por Saullo Hipolito* 20/07/2018 12h30 - Atualizado em 21/07/2018 10h33Para atualizar alunos, profissionais e apaixonados pela área da Tecnologia da Informação, o 3º Tech Day, realizado na Universidade Tiradentes (Unit), em Aracaju, apresentou novidades referentes à segurança da informação, formas de prevenção e alertas sobre os ataques a sistemas que acontecem diariamente.
De acordo com o consultor de Soluções da Trust Control, Paulo Cavalcante, discutir os avanços tecnológicos atualmente é essencial para que seja possível evitar as inúmeras fraudes a sistemas que existem atualmente.
"A importância maior é com a questão da conscientização. A gente sabe que segurança já não é um assunto tão novo, mas a gente tende a não dar muita atenção, em detrimento da praticidade", disse.
Em uma palestra que abriu o evento, com o tema ‘Previna ciberataques com Inteligência Artificial (IA)’, Paulo buscou abrir o olho dos profissionais quanto ao mercado sergipano, para que seja dada uma maior atenção à segurança e não haja preocupação só com a praticidade da utilização dos serviços.
O evento, realizado pela Associação de Gestores de Tecnologia da Informação do Estado de Sergipe (CIO-SE), com o apoio do Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec), ainda contou durante toda a manhã com outros palestrantes como Vitor Vale, da Systems Engineer Fortinet, que trouxe como tema ‘Teledata – A internet das coisas muito ruins’, e Felipe Prado, do Instituto Ludwig von Mises Brasil (IBM), que abordou o tema, ‘Do hacking à proteção cognitiva’.
Segurança com IA
A Inteligência Artificial (IA) é, de modo geral, uma maneira de se prevenir, mas o mercado oferta diferentes produtos para que o usuário possa manter essa prevenção.
Segundo o consultor, hoje existem vários tipos de tecnologia que implantam algoritmos de inteligência artificial para identificar vulnerabilidades e identificar possíveis ações nos ambientes coorporativos.
“A ideia geral que foi apresentada na palestra é usar algoritmos de Inteligência Artificial para que eles possam identificar certas vulnerabilidades sem a interação humana”, disse Paulo, que ainda alertou para os riscos em caso de não detecção, a exemplo de roubo de informações das empresas e falha de segurança de ambientes, como as invasões que hackers realizam tirando sites do ar.
Evento
A tarde, todos os minicursos acontecerão a partir das 14h. Confira:
Minicurso 01 - Trust Control - Previna Ciberataques com inteligência artificial
Minicurso 02 - Teledata - Detectando Ameaças “Dia Zero” com o FortiSandbox
Minicurso 03 - Teledata - Metodologias de Ataque
Minicurso 04 - IBM - Utilizando SIEM para Identificar e Prevenir Ataques
O encerramento do evento está programado para 16h.
* Estagiário sob supervisão da jornalista Fernanda Araujo.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos