Abandono do Terminal do Mercado preocupa população de Aracaju
SMTT afirma que um novo terminal será construido, no bojo do projeto de mobilidade urbana da PMA Cotidiano | Por Saullo Hipolito* 09/11/2018 16h30Fiação exposta, ferrugem e deterioração patrimonial. Quem chega ao Terminal de Integração do Mercado, no centro de Aracaju (SE), se depara com o abandono visível. A população que costuma passar diariamente pelo local já não acredita nas promessas que são feitas, os ambulantes tentam se adequar da melhor forma para vender seus produtos. Mas a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) confirma projeto para novo terminal.
Um dos principais problemas enfrentados pelos usuários do transporte coletivo é a falta de manutenção nos veículos, uma queixa recorrente. Mas alguns terminais de integração vivem situação caótica, como é o caso do de Integração do Mercado.
Para a usuária do sistema e professora Renata Suellen, a insegurança impera no local, principalmente no período noturno, após as 19h, já que, segundo ela, não se vê mais policiamento na região. “A estrutura é pavorosa, o local está muito oxidado, precisamos urgentemente de assento adequado, ampliação [para atender a quantidade de gente] e revitalizar o telhado, porque tem locais que estão para cair e outros que já não existem mais”, aponta ainda.
Muitos vendedores que atuam no terminal se mostraram refratários em dar declarações ao F5 News, pelo temor de uma retaliação, concretizada pela expulsão do local. Uma exceção foi a ambulante Josefa Santana, de 55 anos, que fez críticas, mesmo sem a esperança de que algo de positivo ocorra. “Tantas matérias já foram feitas daqui, nada vai acontecer. Os responsáveis não olham para a população”, disse.
O local está com os banheiros interditados desde maio passado e apenas dois banheiros químicos foram instalados para comportar a necessidade de todos os passageiros. “Nós somos obrigados a sentir esse odor o dia todo. O pessoal que dorme na rua usa, os passageiros usam e fica aquele odor o dia inteiro. Para quem trabalha aqui até a noite como eu, é terrível”, disse.
Segundo a assessoria da SMTT, os banheiros já foram revitalizados e estão prestes a ser liberados. O único trâmite pendente é a questão da ligação da água no local.
[GALERIA][/GALERIA]
Novo terminal
Segundo a SMTT, um projeto para construção de um novo terminal está sendo elaborado, mas sem prazo para início das obras, integrantes do projeto de mobilidade urbana que a Prefeitura de Aracaju vem desenvolvendo. O objetivo é que a obra seja iniciada no próximo ano.
Segundo a assessoria do órgão, o projeto está em fase de finalização, para que seja encaminhado o processo de licitação e dar o início às obras em um novo local. Para que a população não fique sem o espaço, o atual terminal funcionará até a inauguração do novo.
Confira a nota na íntegra:
O planejamento da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Aracaju (SMTT) para o Terminal de Integração do Mercado é desativá-lo assim que o novo terminal, que será construído na área ao lado que hoje funciona como estacionamento, estiver pronto. O projeto arquitetônico está em fase de finalização para, posteriormente, licitarmos os projetos executivos e darmos continuidade ao processo. Os recursos que serão investidos nos três terminais já estão assegurados e são provenientes de um convênio com o Governo Federal, através do Ministério das Cidades.
A SMTT reconhece os problemas estruturais do terminal e está trabalhando em medidas paliativas até que o novo terminal seja viabilizado. O trabalho para reativar os banheiros está em fase final, mas a direção do órgão solicitará melhor manutenção à empresa responsável pelos banheiros químicos que estão instalados no local hoje. A SMTT apela para que os usuários do terminal cooperem com a manutenção do espaço, denunciando qualquer ato de depredação à polícia (190) ou à Guarda Municipal de Aracaju (153).
* Estagiário sob supervisão da jornalista Fernanda Araújo.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos