Ações solidárias acontecem em Aracaju em meio à crise da Covid-19
Foram doados alimentos e produtos de higiene a pessoas em vulnerabilidade Cotidiano | Por Fernanda Araujo 31/03/2020 17h00Durante os momentos difíceis da pandemia do coronavírus, em meio à quarentena, muitas pessoas têm se unido e se solidarizado com as dificuldades de outras em situação de vulnerabilidade, já que sem condições financeiras ou de acesso a produtos básicos como de higiene e até de alimentação.
Nesse tempo, não só a sociedade civil, mas empresas também têm se mobilizado e realizado ações para minimizar os efeitos da pandemia no país. Uma delas, em Sergipe, é a Indústria Oriental, empresa nordestina com sede em Aracaju que fabrica produtos de limpeza. Ela distribuiu na semana passada vários de seus produtos a pessoas em situação de vulnerabilidade. A entrega foi feita para o Espaço Cura da Alma, na capital, que está realizando a campanha "A Solidariedade Salva".O Espaço Cura da Alma está recolhendo produtos de higiene pessoal, como também produtos de limpeza, além de alimentos não perecíveis para pessoas em situação de rua. Já foram reunidas 50 cestas básicas e, ao completar 100, serão entregues às ocupações Dandara e Babilônia, no centro de Aracaju, e a grupos de profissionais do sexo e de mulheres trans.
"Esse momento de crise em que essa pandemia ameaça a todos, independente de raça, credo ou condição social, nos leva a refletir sobre a nossa condição, nossos valores e que tipo de empatia praticamos. Ninguém se salva sozinho, a solidariedade salva e o vírus ameaça a todos. A companheira Edna, que é coordenadora do Movimento Marcha Mundial das Mulheres em Aracaju, teve a ideia da campanha. Junto com ela somaram-se outros espaços e movimentos como: Águas de Aruanda, Espaço Cura da Alma e Movimento TEAR, que se solidarizaram e abraçaram a causa", relata Daysiane Secunda, uma das organizadoras.
O ponto de entrega fica na avenida Edésio Vieira de Melo, 1316, bairro Suissa, em Aracaju, próximo à sinaleira da Rua Rafael de Aguiar. A arrecadação que começou dia 25 de março segue até 3 de abril, das 14h às 17h. Contatos: Edna Nobre (82) 99376-6717/ Daysiane Secunda (79) 9955-1477/ Rose Fonseca (79) 99905-0559/ Regina Melo (79) 99127-2579Outra iniciativa, esta já concluída, foi da doceria Mrs. Cake Aju, que já reuniu pouco mais de 100 produtos destinados a moradores da Ocupação Beatriz Nascimento, na região do Japãozinho, em Aracaju. Na ação, a Mrs. Cake Aju abriu a opção de pagamento da taxa de entrega (delivery) com qualquer produto de limpeza ou higiene pessoal.
"Nós sempre nos preocupamos muito com as questões sociais, achamos muito importante a empatia ao próximo, o gesto de espalhar amor e cuidado e acreditamos que isso que vai salvar esse mundo louco e caótico", avalia a proprietária, Raiane Pereira, ressaltando que a empresa já realiza ações neste sentido com algumas instituições.
Outra empresa a também já agir solidariamente foi a multinacional Votorantim. Ela anunciou que, nas próximas semanas, grande parte dos projetos conduzidos pelo Instituto e as empresas investidas da Votorantim será redirecionada, dentro de suas áreas de execução, para ter foco no combate à Covid-19. Na primeira fase de atuação, serão identificadas as necessidades dos municípios mais vulneráveis e com faixa etária mais elevada, envolvendo prevenção com disseminação de conhecimento e também assistência à população. As iniciativas terão apoio técnico e médico da Beneficiência Portuguesa de São Paulo, organização apoiada historicamente pela Votorantim.
Entre as ações, será feita a distribuição de itens de higiene e de subsistência, além da doação de equipamentos de segurança para profissionais de saúde. Devem ser aportados R$ 50 milhões adicionais em apoio financeiro às autoridades públicas, instituições de saúde e entidades privadas da sociedade civil, na compra de itens como kits para teste, respiradores, máscaras e demais equipamentos essenciais. A intenção é que parte do dinheiro seja aplicada nas cidades de pequeno e médio portes, que serão priorizadas de acordo com as maiores vulnerabilidades nos municípios.
Você também pode ajudar o F5News a divulgar histórias de solidariedade no estado. Compartilhe conosco no WhatsApp (79) 99659-0055 ou pelo email jornalismo@f5news.com.br





