Adema notifica Petrobras por constantes vazamentos de óleo no rio Sergipe
Administração Estadual estuda suspensão de operação caso empresa não se posicione Cotidiano | Por Saullo Hipolito* 22/04/2019 10h32 - Atualizado em 22/04/2019 11h42Na última semana, a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) foi acionada na região entre as cidades de Malhador e Riachuelo, mais precisamente no povoado identificado como Central, por conta de um novo vazamento de óleo. Esse já é o terceiro caso constatado na região, mas diferentemente das outras, não atingiu o rio Sergipe provocando danos ambientais.
Segundo informações passadas ao portal F5 News pela Adema, os resíduos poluentes chegaram até o córrego que dá acesso a um afluente do rio, mas o material foi contido pelas equipes responsáveis antes de causar maior dano.
"Foi feito um barramento para que não houvesse acesso às águas do afluente do rio Sergipe e, consequentemente, um dano ambiental em larga escala. Ontem, no final da tarde, já foi concluída essa raspagem e a sugação do óleo, sem qualquer risco de contaminação", afirmou o presidente da Adema, Gilvan Dias.
Ainda conforme informado, uma amostragem da água foi coletada para que houvesse 100% de certeza da não contaminação.
A Adema afirmou que notificou a Petrobras nesta segunda-feira (22), sobre a substituição dos tubos de canais de transmissão. "Toda semana está aparecendo um vazamento, e não compete à Petrobras tamanho amadorismo. Em nenhum lugar do mundo vão puxar petróleo e deixar que a contaminação aconteça na água ou no solo, isso não é brincadeira", disse o presidente.
A solicitação é para que todos os poços em terra onde houve vazamentos tenham seus tubos trocados, sob pena de suspensão da operação. De acordo com Dias, o material utilizado é aço e o material ideal é um plástico mais específico, onde não haverá corrosão e consequentemente contaminação.
F5 News procurou a Petrobras para que a empresa se posicione sobre o caso, mas até o momento não teve êxito. Os nossos canais de comunicação estarão disponíveis à empresa: jornalismof5news@gmail.com; jornalismo@f5news.com.br ou ainda pelo telefone: 79 99659-0055.
* Estagiário sob supervisão da jornalista Fernanda Araujo.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos