Adema realiza fiscalização em Fábrica de Fertilizantes de Sergipe
Vistoria deve viabilizar a liberação ou não da licença de hibernação
Cotidiano | Por F5 News 18/07/2018 13h00 - Atualizado em 18/07/2018 13h34

Equipe técnica da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) realiza uma fiscalização intensiva na Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados de Sergipe (Fafen), no município de Laranjeiras (SE). O acesso à fábrica foi autorizado por ordem da Justiça, que determinou a vistoria no local.

Devido ao possível fechamento da unidade anunciado pela Petrobras, a fiscalização acontece desde a manhã desta quarta-feira (18) com o objetivo de apurar se as condicionantes ambientais impostas pela legislação têm sido cumpridas, atendendo a determinação judicial.

Segundo a assessoria da Adema, a vistoria segue sendo realizada em campo, nos maquinários da empresa. “A Fafen apresentou documentações, mas a equipe técnica não se convenceu com o que leu e quer ver como está o funcionamento desses materiais”, informou a assessoria.

A fiscalização deve também verificar as questões ambientais com o encerramento das atividades. As equipes verificam se os níveis de poluentes emitidos pela fábrica estão dentro de permitido. “Caso a unidade não esteja dentro do que é adequado, vamos chamar à responsabilidade para que se ajuste às normas”, afirmou o diretor presidente da Adema, Gilvan Dias.

Durante a fiscalização, a unidade foi notificada a apresentar um plano de hibernação. A fábrica tem um prazo até a primeira quinzena de agosto para apresentar o relatório para que os técnicos da Adema analisem de forma detalhada cada procedimento. O estudo deve viabilizar a liberação ou não da licença de hibernação.

Antes da vistoria, foi realizada uma reunião administrativa, às portas fechadas, com a Adema e representantes da Fafen. Segundo eles, a  fábrica já está com as atividades paralisadas e a previsão é que seja fechada no mês de outubro.

Uma nova reunião, provocada pela Petrobras, foi marcada para o próximo dia 24 na Adema, para apresentar o resultado da vistoria. Toda documentação deve ser enviada à Adema ainda esta semana.

Em maio, a equipe da Adema havia sido impedida de ter acesso a Fafen. A justificativa dada pelos representantes da fábrica foi em decorrência de falta de comunicação interna.

Foto: Adema

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos