Adema realiza fiscalização em Fábrica de Fertilizantes de Sergipe
Vistoria deve viabilizar a liberação ou não da licença de hibernação Cotidiano | Por F5 News 18/07/2018 13h00 - Atualizado em 18/07/2018 13h34Equipe técnica da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) realiza uma fiscalização intensiva na Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados de Sergipe (Fafen), no município de Laranjeiras (SE). O acesso à fábrica foi autorizado por ordem da Justiça, que determinou a vistoria no local.
Devido ao possível fechamento da unidade anunciado pela Petrobras, a fiscalização acontece desde a manhã desta quarta-feira (18) com o objetivo de apurar se as condicionantes ambientais impostas pela legislação têm sido cumpridas, atendendo a determinação judicial.
Segundo a assessoria da Adema, a vistoria segue sendo realizada em campo, nos maquinários da empresa. “A Fafen apresentou documentações, mas a equipe técnica não se convenceu com o que leu e quer ver como está o funcionamento desses materiais”, informou a assessoria.
A fiscalização deve também verificar as questões ambientais com o encerramento das atividades. As equipes verificam se os níveis de poluentes emitidos pela fábrica estão dentro de permitido. “Caso a unidade não esteja dentro do que é adequado, vamos chamar à responsabilidade para que se ajuste às normas”, afirmou o diretor presidente da Adema, Gilvan Dias.Durante a fiscalização, a unidade foi notificada a apresentar um plano de hibernação. A fábrica tem um prazo até a primeira quinzena de agosto para apresentar o relatório para que os técnicos da Adema analisem de forma detalhada cada procedimento. O estudo deve viabilizar a liberação ou não da licença de hibernação.
Antes da vistoria, foi realizada uma reunião administrativa, às portas fechadas, com a Adema e representantes da Fafen. Segundo eles, a fábrica já está com as atividades paralisadas e a previsão é que seja fechada no mês de outubro.
Uma nova reunião, provocada pela Petrobras, foi marcada para o próximo dia 24 na Adema, para apresentar o resultado da vistoria. Toda documentação deve ser enviada à Adema ainda esta semana.
Em maio, a equipe da Adema havia sido impedida de ter acesso a Fafen. A justificativa dada pelos representantes da fábrica foi em decorrência de falta de comunicação interna.
Foto: Adema


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos