Adema registra novo vazamento de óleo no município de Riachuelo (SE)
Caso será investigado, em 30 dias um laudo deve ser emitido Cotidiano | Por Saullo Hipolito* 12/06/2019 10h27 - Atualizado em 12/06/2019 18h51A Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) foi acionada no povoado Central, município de Riachuelo, nesta terça-feira (11), por conta de um novo vazamento de óleo proveniente de atividades da Petrobras no local. O caso é recorrente na região e similar ao do mês de abril. O derramamento não atingiu o rio Sergipe, o que teria provocado maiores danos ambientais.
Uma vistoria no local foi realizada por representantes da Adema e da Petrobras, para verificar o ocorrido. O vazamento aconteceu em uma linha de teste que liga o satélite RO 344 ao satélite RO 248. O óleo se espalhou por uma calha e desembocou no córrego. Para conter o incidente, válvulas e a drenagem do produto foram fechadas.
Cinco barreiras naturais foram construídas, sendo três de contenção de hidrocarbonetos. Três caminhões a vácuo também foram destinados ao local, para sucção dos resíduos. Além disso, foram disponibilizadas cinco caixas coletoras, um caminhão poliguindaste, uma retroescavadeira e um trator. A atividade envolveu mais de 40 pessoas em campo, além de funcionários de empresas, que realizaram a limpeza da área.
Por meio de nota, o presidente da Adema, Gilvan Dias, afirmou que as medidas de remediação no córrego e vegetação continuam com o contingente necessário de pessoas, porém enfrentando dificuldades de drenagem do óleo por dificuldade de acesso ao local. "Há necessidade de continuar as tratativas de limpeza depois da última barreira absorvente, devido à existência de mancha de óleo”, completou.
O derramamento constante de óleo será investigado pela Adema, a fim de identificar a causa. Um laudo deve ser emitido em um prazo de 30 dias.
F5 News procurou a Petrobras para que a empresa se posicione sobre o caso, mas até o momento não teve êxito. Os nossos canais de comunicação estão disponíveis à empresa: jornalismof5news@gmail.com; jornalismo@f5news.com.br ou ainda pelo telefone: 79 99659-0055.
* Estagiário sob supervisão da jornalista Fernanda Araujo.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos