Adutora rompe e deixa povoados de três municípios de Sergipe sem água
Previsão é que abastecimento ocorra de forma gradativa a partir da noite de hoje Cotidiano | Por Fernanda Araujo 30/03/2020 09h29 - Atualizado em 30/03/2020 18h42A Adutora do semiárido, em Sergipe, voltou a se romper no domingo (29). Povoados da zona rural de três municípios da região estão sem água desde ontem e a previsão é que continuem pelo menos até a manhã desta terça-feira (31).
O rompimento aconteceu em Porto da Folha. Segundo moradores, uma rádio da região ficou alagada e imagens enviadas nas redes sociais mostram a força da água.
Segundo a assessoria de comunicação da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), povoados da zona rural dos municípios de Porto da Folha, Poço Redondo e Monte Alegre foram afetados.
Conforme a Companhia, os serviços de reparos foram iniciados no domingo e já estão avançados, com 99% concluídos. A previsão é que a água começe a chegar nas residências gradativamente durante a noite desta segunda e a madrugada de terça. Pela manhã, o abastecimento deve estar completo.
De acordo com a assessoria, há possibilidade de que o rompimento tenha sido causado pela alta pressão. "Por causa do período de chuvas muita gente no interior utiliza menos a água encanada e passa a captar água da chuva. Por conta dessa economia que a população faz nesse período, naturalmente, a Adutora pode ter tido uma pressão maior e se rompeu", afirma.
A Companhia disse ainda que já entrou em contato com o proprietário da rádio alagada e que está sendo feito um levantamento do que foi comprovadamente danificado pelo água. Nesse caso, a Deso informa que irá o ressarcir do prejuízo.
A Deso orienta à população que tenha o hábito de possuir um reservatório em casa para evitar problemas com a falta de água.





