Advogado denuncia que italiano preso em Sergipe está sob tortura
Emanoel Cacho antecipa que levará o caso a tribunais internacionais
Cotidiano 13/01/2012 07h22

Por Márcio Rocha

O Italiano Davide Migami, 42 anos, que foi preso junto com sua compatriota Giorgia Piergudi, 36, quando o veleiro em que transportavam droga perdeu o controle e encalhou na praia de Atalaia, em Aracaju, está sendo vítima de tortura no presídio Antônio Jacinto Filho, localizado no bairro Santa Maria.

O advogado do italiano, Emanoel Cacho, disse ao F5 News que Davide está sofrendo vários tipos de humilhações dentro da cadeia. Entre elas, sendo mantido algemado durante as visitas de parentes, que só foram permitidas após uma ordem judicial nesse sentido. Se a ordem fosse descumprida, o diretor do presídio seria preso. Os familiares de Davide só conseguiram acessar o presídio mediante o acompanhamento de um oficial de justiça.

O cônsul italiano em Sergipe foi proibido de visitar Davide Migami, sendo que, como autoridade diplomática, tem o direito de visitar qualquer preso em qualquer cadeia do país. De acordo com Cacho, o italiano está sofrendo tortura física e psicológica. O advogado pretende entrar com uma representação criminal contra o diretor do presídio do Santa Maria e contra o diretor do Departamento de Sistema Penitenciário (Desipe), Manoel Lúcio.

“O diretor do presídio pratica abuso de autoridade ao negar o direito de Davide a receber visitas. E comete crime de tortura ao permitir que ele fique algemado por todo o tempo de visitação dos parentes, que só puderam entrar porque o juiz expediu um mandado determinando sua prisão em caso de desobediência. Ele descumpriu ordens judiciais. Entraremos nos tribunais internacionais para requerer os direitos de Davide”, disse Emanoel Cacho.

Os tribunais internacionais de Haia, na Holanda, e San José, na Costa Rica, serão acionados por Cacho, com o objetivo de garantir que o italiano seja tratado com seus direitos respeitados e de acordo com o Tratado de Viena. Para o Tribunal de San José, Cacho pretende fazer uma representação contra o presídio, devido à violação dos direitos humanos contra o preso italiano.

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos