Agentes socioeducativos entram em greve por tempo indeterminado
Eles querem melhorias nas condições de trabalho
Cotidiano 18/09/2012 09h51

Por Marcio Rocha

Buscando melhorias nas condições de trabalho, os agentes socioeducadores da Fundação Renascer entraram em greve por tempo indeterminado, na manhã desta terça-feira (18). Os trabalhadores reivindicam aumento salarial e querem também um melhor desenvolvimento das ações da entidade, além de correções em inconsistências na diretoria da Fundação Renascer.

Segundo o vice-presidente do Sindicato dos Agentes Socioeducadores de Sergipe, Sidney Guarany, existem vários motivos para os trabalhadores cruzarem os braços. “Tem gente que recebe sem trabalhar aqui pela Fundação e mora no Tocantins. O que uma pessoa faz pela entidade em outro estado? As condições de trabalho são insalubres para os agentes e vivemos num barril de pólvora. As rebeliões dos agentes são constantes, nós ficamos sem segurança nenhuma e colocamos nossas vidas em risco.”, afirmou Sidney.

De acordo com os grevistas, existem casos de agentes que quebraram os dois braços após ataques dos internos da Unidade Socioeducativa de Internação Provisória (Usip), realizarem rebeliões e tentativas de fuga. “A Usip de Aracaju é um modelo a não ser seguido pelo Brasil. As vidas dos trabalhadores são colocadas em perigo e trabalhamos desprotegidos por um salário inadequado para a categoria”, comentou o vice-presidente.

A greve dos agentes não tem previsão para acabar, mas o sindicato concordou em manter o efetivo mínimo de 50% dos trabalhadores para evitar transtornos nas unidades de internação fechada e de semi-internato.

Policiais do Batalhão de Choque da Polícia Militar estão de prontidão na Usip para agir em caso de haver alguma crise dentro da unidade. De acordo com o oficial que está encarregado da equipe, os internos estão sob controle dos agentes. Entretanto, os militares farão intervenção, caso sejam solicitados.

Imagem: Marcio Rocha

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos