Apae Sergipe comemora 50 anos apresentando dificuldades financeiras
Entidade presta serviços na área de saúde gratuitamente, com cerca de 700 atendimentos mensais Cotidiano | Por Saullo Hipolito* 30/08/2018 12h00 - Atualizado em 30/08/2018 12h02Com cerca de 700 atendimentos mensais, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) em Sergipe completa cinquenta anos de criação atendendo pessoas de diversas faixas etárias e oferecendo procedimentos como fisioterapia ocupacional, psicologia e neuropediatria.
Segundo o coordenador financeiro da entidade, Paulo Murilo, a associação possui um convênio com a Secretaria da Saúde de Aracaju, por meio do Ministério da Saúde, o qual garante um repasse de R$ 140 mil em um período de um ano. Além desse recurso, a Apae conta com outras fontes de financiamento como doações de colaboradores, realizadas através do serviço de telemarketing, um convênio com a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), uma colaboração do Instituto Banese e a solidariedade de funcionários da Petrobras, que criaram uma lista de amigos para contribuir com a causa.
Mesmo assim, segundo o coordenador, as dificuldades para manter as finanças em ordem são grandes. “A gente tem que matar um leão todos os dias porque, para garantir o repasse, temos fases de apresentação de contas dos recursos que chegam e essas análises demoram, atrasando consequentemente os repasses”, disse.
Conforme Paulo Murilo, o trabalho para manter as finanças em ordem não para e diversos projetos são criados. Hoje, estão entre ações de destaque atividades regulares com o Atendimento Educacional Especializado (AEE), oficinas terapêuticas e teatrais, aulas de futsal e capoeira. A APAE firmou parcerias com o Corpo de Bombeiros, através do projeto “Cão Amigo”, em que os assistidos desenvolvem a psicomotricidade num contato direto com cães labradores; com a UFS, no projeto “UFS Rural”, desenvolvendo atividades agrícolas na entidade e no campo; o Karatê adaptado, estimulando mais uma atividade esportiva, superando os próprios limites dos assistidos e promovendo o esporte paraolímpico.
A atual presidente interina da associação, Gilda Amâncio, afirma que, para haver um crescimento no plano de atendimento, será necessária uma ampliação estrutural, mas não é viável no momento.
Cinquentenário
Na manhã de hoje foi realizada, na sede da entidade, uma programação especial que marcará a data. Durante a solenidade foram realizadas homenagens aos parceiros, colaboradores, assistidos, apresentações culturais e musicais, como a participação dos integrantes do Instituto Canarinhos de Sergipe (Incase).
Estrutura
Atualmente a instituição conta com três psicólogos, três terapeutas ocupacionais, um neuropediatra, um ortopedista, quatro fisioterapeutas, dois fonoaudiólogas, três assistentes sociais, além dos oito profissionais que atuam nas oficinas terapêuticas, entre pedagogos e psicopedagogos.
Histórico
Um dos grandes saltos da APAE Aracaju ao longo da história começou há cerca de um ano, quando passou a atuar como Centro Especializado em Reabilitação para pessoas com deficiências física e intelectual (CER II), a partir de convênio firmado com o Ministério da Saúde, pactuado entre Estado e o município de Aracaju, gestor do contrato.
Com isso, a ONG passou a receber por serviços da área de saúde que sempre executou gratuitamente. De acordo com o que foi pactuado entre Estado e Prefeitura de Aracaju, a Apae deve atender assistidos de 67 municípios sergipanos. O CER II da Secretaria Municipal de Saúde, localizado no bairro Siqueira Campos, e o Centro de Integração Raio de Sol (CIRAS), no Bairro Santa Maria, recebem toda a demanda de Aracaju e de mais sete municípios: Barra dos Coqueiros, São Cristóvão, Itaporanga D’ajuda, Laranjeiras, Riachuelo, Santa Rosa de Lima e Divina Pastora.
Apae na TV
Para ajudar a divulgar as ações e promover a troca de experiências entre o setor, há cerca de dois anos, a instituição firmou uma parceria com a Aperipê TV que exibe em sua grade, todos os sábados às 8h e nas segundas-feiras, às 9h, o programa Inclusão & Saúde, gravado no estúdio da emissora e todo produzido pela equipe de comunicação. Esse trabalho é replicado no canal da instituição no YouTube (www.youtube.com.br/apaearacaju) e nas redes sociais - Facebook (www.facebook.com/apaearacaju) e Instagram: @apaearacaju - e no site www.apaearacaju.org.br, que em breve sofrerá modificações.
A APAE fica na rua Manoel dos Santos Carvalho, 379, esquina com Curitiba, no bairro Industrial, próximo ao Campo do Confiança, onde os interessados podem obter mais informações ou ainda ligar para o (79) 3215-5959 ou 3205-4600.
* Com informações da Ascom Apae.
* Estagiário sob supervisão da jornalista Monica Pinto.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos