Apagão prejudica abastecimento de água em Sergipe
No Sertão, 20 municípios tiveram a vazão reduzida Cotidiano 26/10/2012 13h42O apagão que deixou o Nordeste e parte da região Norte do Brasil no escuro, na madrugada desta sexta-feira (26) provocou o desabastecimento dos reservatórios de água da Companhia de Saneamento de Sergipe-Deso. Devido a falta de energia elétrica, os sistemas de bombeamento hídrico ficaram desligados por mais de três horas. Houve registros de interrupção de abastecimento em Propriá e Japaratuba, além de 16 cidades atendidas na região Sul do estado. No Sertão, 20 municípios tiveram a vazão reduzida.
A Deso trabalha para recuperar o fornecimento eficiente de água para população. A previsão é que, nas localidades afetadas, as bombas levem pouco mais de 14 horas para restabelecer a capacidade dos reservatórios. Desde o início da manhã, às 5 horas, equipes da regional Centro-oeste percorrem as áreas atingidas para reativar os poços e sistemas de bombeamento.
Em Propriá, apenas a parte alta da cidade foi prejudicada. Para amenizar os transtornos e atender aos serviços emergenciais, como o atendimento a unidades hospitalares, a Deso disponibilizou água potável por meio de caminhões-pipa. Já no município de Japaratuba, apenas o povoado Camará foi atingido.
Grande Aracaju
Por conta do blecaute, a interrupção de abastecimento programada (devidamente avisada) em parte da região metropolitana de Aracaju, das 07 às 21 horas, nesta sexta-feira, dia 26, acabou sendo antecipada. Os reservatórios que atendem Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros, Atalaia Nova, bem como bairros da Zona Norte e Centro da capital, foram esvaziados antes do tempo previsto em função da falta de energia elétrica.
Em Aracaju, o apagão também causou a paralisação do fornecimento de água em todo o setor Sul e Zona de Expansão atendidos pela Deso. A empresa esclarece que em localidades a exemplo de Aruana, Farolândia, Santa Maria, Jabotiana, Coroa do Meio, Atalaia, Orlando Dantas e Augusto Franco, o desabastecimento foi motivado estritamente pela pane elétrica que desligou os conjuntos de motobombas dos sistemas Poxim e Cabrita, que não fazem parte da interrupção programada.

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
