Coronavírus
Apesar de decreto, passageiros lotam ônibus e terminal de Aracaju
Setransp afirma que frota foi reduzida e medidas de prevenção estão sendo cumpridas
Cotidiano | Por Fernanda Araujo 23/03/2020 10h49 - Atualizado em 23/03/2020 11h28

Apesar dos decretos municipal e estadual de evitar aglomerações e manter o distanciamento social, o transporte público de Aracaju continua lotado. Nesta segunda-feira (23), a frota de ônibus foi reduzida como medida de enfrentamento ao novo coronavírus. A redução, segundo o Município, é de 30%, em horários que não sejam de pico, e de 50% nos fins de semana, para diminuir a circulação das pessoas na cidade.

No entanto, imagens enviadas por internautas ao F5 News mostram um ônibus completamente cheio, com passageiros em pé próximos uns dos outros. Um Terminal de Integração na região central da capital sergipana também registrou aglomeração de pessoas. Mais de 220 mil passageiros utilizam o serviço diariamente na região metropolitana.

Segundo o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp), além de reforçar a higienização dos veículos, as determinações para redução da frota de ônibus estão sendo cumpridas. O sistema está operando hoje com 70% da frota, tendo em vista a queda acentuada no número de passageiros. Na sexta, o número de passageiros marcou queda de 53% e no final de semana 68%, de acordo com o sindicato. 

"Acreditávamos que mesmo só com 70% da frota, esse número de ônibus ainda seria muito maior comparado à demanda esperada, que era menor. Mas as pessoas têm saído de casa. Infelizmente, a gente tem visto que está sendo descumprido o que a Prefeitura e o Estado orientaram para todos, que evitassem essa movimentação nas ruas", afirma a superintendente do Setransp, Raissa Cruz.

Ainda de acordo com ela, os motoristas não podem impedir a entrada de passageiros e a orientação é de que eles atendam à população da melhor forma possível, cumprindo o que foi estabelecido pela Prefeitura, com todas as medidas de higienização e garantia de segurança pública. "Os ônibus devem sim evitar aglomeração, mas precisa ter essa consciência da própria população", ressalta Cruz.

Entre as medidas adotadas pelas empresas de ônibus estão reforçar a rotina de limpeza dos ônibus e terminais, além de fazer nos principais terminais plantão de higienização dos ônibus no momento do repouso; treinamento de colaboradores sobre conscientização da prevenção; cartazes afixados com orientação de prevenção nos ônibus e terminais; distribuição de sabonetes na entrada dos banheiros dos terminais, e nas guaritas recipientes com álcool em gel para passageiros e colaboradores. Além disso, segundo o Setransp, campanhas de conscientização das empresas de ônibus estão sendo feitas nas redes sociais e veículos de comunicação.

Segue na íntegra a nota distribuída à imprensa pelo Setransp e a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT): 

As empresas de ônibus estão operando com 70% da sua capacidade, mesmo com considerável  queda de passageiros observada na sexta-feira de 53% e de 68% no final de semana. Era esperada uma redução muito maior nesta segunda-feira, 23, em função das instruções dadas à população pelo Ministério da Saúde e pelos Governos Estadual e Municipal. No entanto, as empresas de ônibus foram surpreendidas com a movimentação das pessoas nas ruas, diferente do que foi orientado pelas autoridades por questão de saúde pública.

De todo modo, o Setransp junto com as empresas de ônibus e a SMTT buscaram remanejar seus veículos para atender a necessidade da demanda conforme cada localidade. O setor de transporte segue desenvolvimento ações preventivas nesse momento de pandemia.

Edição de texto: Monica Pintosh
Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares