Após 30 anos de fundação conjunto Augusto Franco apresenta mudanças
Cotidiano 07/05/2012 12h24

Por Adriana Meneses

O conjunto Augusto Franco, localizado na Zona Sul de Aracaju, é um considerado um dos núcleos habitacionais mais populosos da capital. Com mais de 70 mil habitantes, o local tem uma população igual à de grandes cidades do estado como Lagarto e Itabaiana, fazendo da comunidade, na visão de seus moradores e freqüentadores um dos locais que mais se desenvolveram em Aracaju nos últimos anos.

Após 30 anos de sua fundação, o conjunto Augusto Franco já não apresenta as mesmas características da sua fundação. A maioria das casas já passou por grandes reformas, as ruas são asfaltadas, o comércio se mostra presente a cada esquina, e grandes obras foram construídas para o desenvolvimento da comunidade. Essas são apenas algumas mudanças percebidas por alguns dos mais antigos moradores do conjunto ao longo dos 30 anos de inauguração.

“Quando cheguei aqui, há 30 anos, só tinha areia e matagal”, recorda o funcionário público Ineudo Vieira (foto). Ele conta que foi um dos primeiros moradores do conjunto, presenciando o verdadeiro início de uma comunidade, onde existiam ruas de areia, casas sem muros e pouca pavimentação. Para Ineudo muita coisa mudou, e o tempo só fez do Augusto Franco o lugar ideal para se viver. “Eu conheço todo mundo aqui. Quando cheguei não tinha nada, hoje temos posto de saúde 24h, comércio e escolas. Não pretendo nunca sair daqui, pois encontrei o local ideal para se viver”, observou.

 

Com uma farmácia funcionando há 25 anos na comunidade, o farmacêutico Iolando Moura(foto), vê os 30 anos de fundação do conjunto Augusto Franco como uma conquista não só para ele como empresário, mas também para todos os moradores. “Aqui é praticamente uma cidade. Temos bancos, supermercados e um grande comércio. Nem lembra a época que cheguei aqui e abri a minha farmácia que foi a segunda da comunidade”, lembrou.

 

Já o poeta Antonio da Silva (foto) lembra as grandes obras construídas no conjunto, como a igreja católica, a casa de show Gonzagão, o complexo do Sesi, e a recém inaugurada Praça da Juventude. Para ele são 30 anos de boas lembranças e progresso. “Lembro quando tínhamos os festivais de músicas e poesias. Fui ainda garoto para a inauguração da igreja e do Gonzagão. Não tínhamos onde praticar esportes, fizeram o ginásio do Sesi e agora temos a Praça da Juventude. As lembranças daquele são boas, mas o progresso da comunidade faz desse local um ótimo local para morar”, recordou.

 

Comemorações

Para comemorar os 30 anos de fundação do conjunto Augusto Franco, será realizada no próximo dia (26), às 7h, a Caminhada da Esperança, promovida pela Casa Cultural Careca e Camaradas.

A concentração do evento será na Praça da Juventude e percorrera as principais ruas do conjunto. Os participantes poderão participar de sorteios e brincadeiras, além saborear um bolo de 30 metros que será confeccionando com a colaboração de alguns comerciantes da comunidade.  

 

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos