Após acordo, Seafese retoma atendimento a fissurados
Cotidiano 21/09/2011 13h04Por Eliene Andrade
Com o objetivo de regularizar a assistência aos fissurados em Aracaju, o Ministério Público Estadual (MPE) realizou nesta manhã mais uma audiência para tratar do retorno do atendimento aos fissurados. O atendimento volta ao normal a partir da próxima sexta-feira (23). Na oportunidade, o município de Aracaju garantiu que o pagamento ao Hospital São José, onde são realizadas as cirurgias, será feito em 15 dias após o hospital enviar fatura correspondente aos serviços realizados anteriormente.
De acordo com o cirurgião plástico Jorge Luiz Teixeira, coordenador do Seafese, o contrato com a prefeitura de Aracaju estava vigente até o mês de agosto deste ano, mas ao ser encerrado não houve mais a possibilidade de manter o serviço. “Por isso estamos aqui no MPE, porque é um serviço público que atende todo o estado. Esperamos que o repasse aconteça para que nós possamos dar continuidade ao serviço”, diz.
O coordenador da Secretaria Municipal de Saúde, Sergio Luiz, explicou que as partes chegaram a um acordo e que o atendimento estará regularizado mediante o cumprimento da apresentação dos documentos. “O novo contrato com o São José está em estado de finalização no plano operativo. Nós temos o prazo aqui estabelecido de até 30 dias para finalizar o contrato com o São Jose”, explicou.
Paciente
A mãe de um paciente fissurado, Maria Janete de Oliveira (44), acompanhou a audiência juntamente com seu filho de 9 anos. Ela conta que a criança já realizou quatro cirurgias e que a quinta, marcada para o dia 3 deste mês, foi cancelada por conta da suspensão. “Meu filho recebe toda assistência no Seafese, como fonoaudiólogia, psicologia e dentista. Eu peço encarecidamente às autoridades que olhem por nós, para que nossos filhos não fiquem sem essa assistência”, clamou.
MPE
Na próxima sexta-feira, a promotora de justiça Euza Missano fará uma visita ao Hospital São José para acompanhar o atendimento aos pacientes. “A audiência foi proveitosa. O serviço aos pacientes que precisam dessa assistência vai estar normalizado na sexta-feira , quando vamos realizar uma visita ao local”, comemorou a promotora.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos