Após lavagem geral Mercado Central passa por algumas reformas
Cotidiano 01/03/2012 19h10Por Adriana Meneses
Após toda polêmica que envolveu as questões de higiene do Mercado Central de Aracaju, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) começou uma série de reparos na estrutura do centro comercial com objetivo de promover, para feirantes e clientes, um lugar que dispusesse de mais segurança, conforto e limpeza.
De acordo com a presidente da Emsurb, Lucimara Passos (foto), após a lavagem geral que aconteceu no Mercado Central no último final de semana, começou também uma série de reparos como a reforma de banheiros, revisão no telhado, pinturas interna e externa, além do ajuste nas tampas de escoamento de água e troca das câmaras frigoríficas.
Além dos reparos estruturais, segundo Lucimara Passos, a Emurb, em parceria com a Vigilância Sanitária do Município, fará um trabalho de educação e conscientização para que os permissionários cultivem a higiene do seu local de trabalho e, não cumprindo, serão passíveis a multa ou até a perda do espaço.
“Vamos cobrar com mais rigor o compromisso do permissionário com seu local de trabalho. Essa cobrança será mais efetiva, durante muitos anos tivemos a postura de levar informação, fazendo ações mais educativas, porém só isso não foi suficiente. Agora, além de continuar com as ações informativas, vamos também punir, com multas ou até com a perda do local de trabalho”, salientou.
Ratos e baratas x tecnologia
Outra preocupação da Emsurb é a proliferação de ratos e baratas no mercado, mas, segundo Lucimara Passos, o órgão está fazendo algumas pesquisas para encontra a melhor maneira de exterminar ou diminuir a ação desses bichos no local. “Tive contato com uma especialista em dedetização, e ela me falou que na Alemanha é utilizado, para combate a ratos e baratas, um dispositivo sonoro, não audível aos seres humanos, que os afastam dos locais adaptados com tal aparelho. Vamos entrar em contato e verificar a possibilidade e viabilidade de implantarmos essa tecnologia no mercado central”


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos