Aposentado perde gradativamente a visão e precisa de lente especial
Kit oftálmico era doado pela Secretaria Municipal de Saúde Cotidiano 23/01/2013 18h30Por Sílvio Oliveira
O aposentado Carlos Rodrigues Lima (foto), de 55 anos, necessita utilizar uma lente de contato especial de proteção para o olho direito, mas ainda não conseguiu garanti-la por intermédio do Sistema Único de Saúde, nem por doações. Quanto mais tempo passa, mais ele perde os 25% de visão que lhe restam no olho esquerdo. Desde dezembro que ele teria que mudar a lente usada por uma nova, mas até esta quarta-feira (23) o caso não tinha sido resolvido.
Carlos Rodrigues Lima fez um transplante de córnea em São Paulo há 20 anos, porém a cirurgia teve complicações e seu organismo rejeitou a nova córnea. De lá para cá, ele usa uma lente de contato de proteção no olho direito
(local da intervenção cirúrgica), a fim de que o problema não atinja o olho esquerdo. “Tenho que usar a lente urgente para não perder os 25% de visão que resta”, disse.Nos últimos anos os kits contendo a lente de contato, três tipos de colírios, mais soluções de limpeza foram ofertados pela Secretaria Municipal de Saúde. “Deixava no gabinete o relatório do médico com o nome da lente e os produtos, com um orçamento. Eles já me entregam as lentes e o kit, que custa tudo R$ 350”, explicou.
A última vez que Carlos Rodrigues trocou a lente de contato foi em dezembro de 2011. Como completou um ano em 2012, novamente ele procurou a Secretaria de Saúde de Aracaju, com o relatório do médico Danilo Amaral e mais o orçamento, mas até o momento o kit oftálmico não foi entregue, como nos anos anteriores.
A assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Aracaju disse ter conhecimento do caso, e que o fo
rnecimento do kit oftálmico diretamente pelo gabinete poderia ser uma prática da gestão anterior, mas que não há recursos para fornecimento das lentes como vinha acontecendo.Também foi informado que a Secretaria de Saúde verificará se há produtos similares na Rede de Atenção à Saúde e se o aposentado está inserido em algum programa social.
Foto: Sílvio Oliveira

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos


