Aprovação da Lei da Ficha Limpa traz esperança de uma política melhor
Cotidiano 17/02/2012 16h46Por Adriana Meneses
Aprovada em sua maioria no Supremo Tribunal Federal (STF), na noite desta quinta-feira (16), a Lei da Ficha Limpa, que prevê critérios de inelegibilidade mais rígidos para os candidatos aos cargos públicos, passa a valer para as próximas eleições de outubro, onde concorrerão os candidatos a prefeitos e vereadores. Para mensurar a aceitação quanto à vigência da Lei, F5 News buscou a opinião de algumas pessoas a respeito dos potenciais benefícios que ela trará para o campo político.
"Importantíssima", foi a definição do jornalista Antônio Garcia. Ele acredita que a nova Lei será um divisor de águas na política brasileira. “Caberá a sociedade a responsabilidade de saber escolher seus representantes. A sociedade não tolera mais político corrupto. Sabemos que a Lei da Ficha Limpa não vai acabar com a corrupção, mas com a lei, já começamos a trilhar um caminho melhor, mais correto”, analisa.
Já o professor Anderson Góis espera que, por ter sido uma ação popular, o povo procure uma interação mais direta com o poder público. “A Lei será naturalmente um ponto de seleção para que sejam ofertados à população candidatos melhores. O país ainda precisa de uma ampla reforma política, mas a ficha limpa já é um grande passo”, observou.
O designer Haroldo Sousa ficou satisfeito pela aprovação da Lei ter saído antes das próximas eleições e aposta que agora a população saberá se defender dos políticos corruptos. “O problema com as leis no Brasil é que são tão cheias de brechas que acabam não funcionando como deveriam. Pessoas esclarecidas não votam em corruptos, mas num país que ignora a educação como o nosso, essas pessoas são raras e as eleições acabam virando uma feira de votos, por isso a importância de leis que previnam essas coisas”, disse


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos