Aracaju: 23 postos terão prontuário eletrônico até fim do ano
As Unidades de Pronto Atendimento Fernando Franco e Nestor Piva também receberão o novo sistema Cotidiano | Por Agência Aracaju Notícias 05/10/2018 15h01 - Atualizado em 05/10/2018 16h22A Prefeitura de Aracaju começou a implantar neste ano o Sistema de Prontuário Eletrônico nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), até agora 12 unidades já receberam o novo sistema e a previsão é de que até o final do ano o sistema seja implantado em 23 unidades, além dos hospitais Fernando Franco e Nestor Piva e os Centros de Especialidades Médicas (Cemar) dos bairros Siqueira Campos e Farolândia.
Segundo a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, o sistema tem sido bem aceito pela população e pelo servidor. “Neste primeiro momento, a gente vem aperfeiçoando, cada vez mais, a implantação do prontuário, pois surgem dificuldades e questionamentos. É uma mudança no processo de trabalho, mas ajustes têm sido feitos para que a gente consiga, dentro do cronograma, implantar o prontuário nas 23 unidades até o fim do ano. Com isso, vamos melhorar o acesso da população e a forma de trabalho do servidor”, pontuou.
Além de substituir a ficha de papel, o prontuário cria um cadastro digital único do paciente, com o histórico de atendimentos, prescrições médicas, acesso a medicamentos e o estado de saúde. “Quando a gente não tinha o prontuário, as pessoas iam para a porta das unidades logo cedo, para ver quem iria ser atendido primeiro. Hoje, isso não ocorre porque o sistema trabalha com horário marcado. As pessoas já estão se acostumando com a novidade e isso vem organizando, de forma natural, a fila”, afirmou a secretária.
Integração
O sistema integrará as Redes de Atenção Primária (Reap), de Urgência e Emergência (Reue) e de Atenção Psicossocial (Reaps), e também os Centros de Especialidades Médicas (Cemar). Com o prontuário, será possível evitar a duplicidade de cadastros, economizar e sanar a perda de informações do paciente devido ao uso do papel. Além disso, também irá melhorar a produtividade, controlar o estoque da farmácia e dar mais segurança nas informações.
“Quando os equipamentos da saúde estiverem implantados e integrados, eles vão gerar informações que vão subsidiar o Planejamento de Políticas de Saúde. Eu vou saber, por exemplo, que na região do bairro Santa Maria há muitas crianças, então eu precise, talvez, trabalhar alguns programas voltados para a saúde da criança mais nesse local de que na região Norte”, explicou a secretária.
.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos