Aracaju chega aos 165 anos sem comemorações por causa do coronavírus
Com cinco casos confirmados, capital sergipana vive emergência em Saúde Cotidiano | Por Will Rodriguez 17/03/2020 10h27A terra dos cajueiros e papagaios celebra aniversário de forma quieta, nesta terça-feira, 17 de março. Mas esse ano, uma quietude diferente daquela a que estamos acostumados em dias de feriado e até mesmo em alguns finais de semana, por exemplo. Aracaju, jovem capital do estado de Sergipe, chega aos 165 anos sob o susto de uma emergência em saúde provocada pela pandemia do Coronavírus, que já possui cinco casos confirmados na capital sergipana.
O diagnóstico da primeira paciente infectada pelo vírus na capital sergipana - vinda da Europa - levou o prefeito Edvaldo Nogueira a cancelar todos os eventos alusivos às comemorações pelos 165 anos da cidade. Até mesmo a tradicional cerimônia de aposição de flores no Obelisco, monumento em homenagem a Inácio Barbosa, o fundador de Aracaju, este ano não será realizada na Praça do Minigolfe.
A medida vem acompanhada de uma série de outras restrições da Prefeitura para reduzir ao máximo possível o número de eventos com aglomeração de pessoas, numa tentativa de impedir a rápida disseminação da doença. Também foram suspensos os shows gospel e com artistas da terra, a corrida Cidade de Aracaju, a missa em ação de graças e outras atividades que se estenderiam até o dia 4 de abril.
Após a confirmação de quatro novos casos da doença nesta segunda-feira (16), a administração municipal ampliou as ações de enfrentamento ao coronavírus e decretou também a interrupção de aulas nas redes pública e privada de ensino básico, médio e superior por 15 dias, como também o cancelamento de espetáculos culturais, atividades religiosas e até mesmo do funcionamento de salas de cinema na capital sergipana.
“Avançamos muito nos últimos três anos e, não fosse o coronavírus, estaríamos comemorando de forma efetiva porque encontramos a Prefeitura com uma dívida de R$ 550 milhões da qual já pagamos R$ 490 milhões, a. saúde financeira do Município hoje é boa, as obras estão acontecendo, como a recuperação dos quatro corredores de transporte, melhorando a mobilidade para todos, e a reforma de terminais, entre muitos outros avançamos. Mas hoje, na minha visão, não há melhor presente para os aracajuanos do que combater esse vírus. Então estamos focados nisso”, disse Edvaldo em entrevista à TV Atalaia, nesta terça.
O prefeito pediu ainda a colaboração e o entendimento dos aracajuanos e sergipanos em geral nessse momento. “As pessoas precisam entender que quanto menos circularem, melhor. Não entramos na fase de paralisação completa, mas devemos ir com muito cuidado e responsabilidade. Não suspendemos as feiras livres, ainda, mas nestes locais, por exemplo os cuidados terão que ser redobrados, por todos. As pessoas que voltaram das regiões com transmissão comunitária, também precisam se isolar. As festas de família precisam ser suspensas. O momento é de preservação e as pessoas precisam se conscientizar”, declarou Edvaldo.
Na capital, a Secretaria da Saúde implantou o canal 156 para que as pessoas com histórico recente de viagens para o exterior ou para regiões com transmissão comunitária, como São Paulo e Rio de Janeiro, possam reportar aos órgãos de Saúde e receber as orientações, seja sobre apresentação de sintomas ou sobre isolamento.





