Aracaju consolidou as ações do Programa Saúde nas Escolas
Cotidiano 06/03/2012 10h53"Em Aracaju, o Programa Saúde na Escola (PSE), do Ministério da Saúde, foi introduzido em 2008. E com muito orgulho afirmamos que agora as estratégias do PSE estão consolidadas tanto em creches quanto em escolas públicas de ensino fundamental, promovendo exames clínicos e atividades de prevenção à doenças entre nossos estudantes. Isso foi possível dada a boa articulação entre a Secretaria Municipal da Saúde com as secretarias municipal e estadual de Educação e universidades. Juntos estamos viabilizando um calendário regular de visitas dos profissionais das unidades de Saúde nas escolas,", destaca o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos.
Ainda segundo Silvio Santos, este ano, a PMA está desenvolvendo o PSE em 100% das creches municipais e 43 escolas de ensino fundamental. Especificamente da SMS, estão envolvidas nesse programa 36 Unidades de Saúde da Família(USFs) e 43 equipes de saúde. Das metas para 2012, a PMA pretende realizar atividades de avaliação clínica e psicossocial em 23.741 alunos; realizar ações de promoção em Saúde para 43.221 alunos e realizar educação permanente direcionada a 200 profissionais da educação e saúde envolvidos no PSE. Dos temas das capacitação para os profissionais serão abordados alimentação saudável, álcool, tabaco e outras drogas e sexualidade.
Neste domingo, 4, o PSE foi tema de pronunciamento em cadeia nacional do ministro da Saúde, Antônio Padilha, que lançou a campanha de mobilização do PSE, convocando os municípios brasileiros a realizar as estratégias de cuidados à saúde de adolescentes e de crianças dentro das escolas públicas.
"Aracaju já criou o Grupo de Trabalho Intermunicipal (GTIN/PSE), realizou em 2010 e em 2011 o seminário anual do PSE, ampliou as parcerias com as universidades Universidade Tiradentes (UNIT), Faculdade de Sergipe (Fase) e Universidade Federal do Estado de Sergipe (UFS) e controle social. A PMA também já divulgou o edital da próxima edição do Seminário do PSE, que será nos dias 18 e 19 de junho", conta a coordenadora da Promoção em Saúde/SMS, Carla Viviane.
Para uma das referências técnica do PSE/ Aracaju, Agda Oliveira, os profissionais das secretarias de Saúde e da Educação têm demonstrado compromisso em manter ações intersetoriais nas escolas. "Tanto os professores quanto os profissionais da Saúde já podem contar suas experiências no PSE. Juntos, estamos garantindo a um maior número de crianças um melhor o desempenho escolar das crianças e atuando na prevenção de doenças", afirma.
"Com o PSE, nas salas de aula, profissionais de Saúde realizam avaliação clinica, bucal, nutricional, saúde reprodutiva e avaliação social. Os alunos também tem a oportunidade de atualizar o calendário de vacinas e recebem a Caderneta do Adolescente do PSE. Após as avaliações, nos casos necessários, o aluno recebe uma guia de encaminhamento para unidades de saúde de referência", informa outra referência técnica do PSE/SMS, Alessandro Augusto Soledade Reis.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos