Aracaju ficará sem 70% da frota de ônibus, na próxima terça-feira
Motoristas querem 10% de aumento nos vencimentos já agora Cotidiano 03/04/2012 17h26Por Sílvio Oliveira
Os motoristas dos ônibus coletivo que servem a Grande Aracaju irão paralisar as atividades por tempo indeterminado, a partir da madrugada da próxima terça-feira (10). A decisão foi tomada pela categoria hoje, terça-feira (3), em assembleia que aconteceu na sede da Loja Maçônica do bairro Leite Neto, em Aracaju.
A mobilização será iniciada a partir da segunda-feira (9), às 22h, em frente ao Sindicato dos Motoristas Rodoviários de Aracaju, quando os motoristas partirão para fazer piquetes nas principais empresas de transporte público e terminais de ônibus da capital sergipana.
Na assembleia, o advogado do Sindicato, Carlos Jung (foto), informou que irá protocolar um ofício informando sobre a greve à classe patronal, nesta quarta-feira (4). Ele também mencionou que manterá os 30% do efetivo dos motoristas circulando, como manda a legislação. “Paralisação não é baderna, nem quebra-quebra. Iremos permanecer un
idos e como manda a legislação. Os 30% da categoria circulará e informaremos 72 horas antes à classe patronal e à sociedade para que a greve seja legítima”, informou.A categoria votou pela paralisação das atividades devido a insatisfação do aumento proposto pela classe patronal - 10% escalonado, ou seja, melhoria no salário de 6% em março e 4% em 1º de setembro de 2012 e mais 12% de aumento do ticket. A categoria bateu o martelo que só aceita 10% de aumento de salário em março e mais 20% de melhoria no ticket.
Conforme o presidente do sindicato, Miguel Belarmino (foto), desde janeiro que a categoria vem sentando à mesa de negociação com os donos de empresas, mas não houve consenso. “No início queríamos 15% de aumento e mais 40% de aumento do ticket. Já diminuímos e eles não aceitam nossa proposta. Eles fizeram uma última contraproposta mas, mesmo assim, a categoria decidiu pela greve”, explicou.

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
