Aracaju ganhará novo Centro de Tratamento ao Fumante
Cotidiano 11/11/2011 09h28No próximo dia 16 de novembro, o Centro de Especialidades Médicas (CEMAR) da Prefeitura de Aracaju, localizado do conjunto Augusto Franco, vai abrigar o mais novo Centro de Tratamento para o Fumante. O tratamento será totalmente gratuito e oferecerá, inclusive, toda a medicação necessária para que em aproximadamente 6 meses, a pessoa consiga se livrar do cigarro.
A coordenadora de Promoção à Saúde da Scretria Municipal de Saúde (SMS), Sayonara Carvalho, explica que hoje o serviço é oferecido no Hospital Universitário, mas a procura é muito grande. "Por isso, a necessidade de ampliação. E em janeiro do próximo ano abriremos mais dois centros como esses: um no CEMAR Siqueira Campos e outro no Centro de Atenção Psicossocial contra Álcool e outras Drogas", explica a coordenadora.
A coordenadora afirma ainda que os novos centros da Prefeitura, ajudarão a desafogar a fila de espera. E para garantir a excelência no atendimento ao usuário que procurar o Centro, durante os últimos três dias, trabalhadores da Rede de Atenção Especializada e da Rede de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Aracaju, participaram do Curso de Capacitação e Abordagem do Tratamento do Fumante.
Realizada no Centro de Educação Permanente em Saúde (CEPS), a capacitação, voltada para médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, entre outros profissionais da saúde, é realizada graças a uma parceria entre as Secretarias Municipal e Estadual da Saúde, e o Instituto Nacional do Câncer (INCA).
Abordagem
O objetivo do curso foi reforçar a capacitação desses profissionais na abordagem ao usuário, para que ele procure o tratamento para deixar de fumar e também para atuar nos novos centros de tratamento de fumantes na cidade de Aracaju.
Para a médica Ana Paula, o curso tem uma máxima importância, pois potencializa as ações no combate ao fumo. "O tabagismo é uma doença que tem cura, e é nesse ponto de ajuda que nós profissionais da saúde vamos atuar, para captar e tratar o fumante", alerta a médica.
Para o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos, o tratamento para o fumante é uma conquista histórica do SUS. "Somos o único país que oferece de forma gratuita todo o tratamento multidisciplinar: desde a abordagem, até o acompanhamento terapêutico. O importante é o usuário se sentir fortalecido e acompanhado, e é nisso que vamos investir e ampliar", conclui Silvio.
Fonte: Agência Aracaju
Foto: André Moreira


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos