Saiba em quais bairros de Aracaju as feiras livres estão mantidas
Volta à atividade de outras feiras deve ser discutida, mas não há previsão de data Cotidiano | Por Saullo Hipolito 08/09/2020 13h00 - Atualizado em 08/09/2020 21h48Dos 25 espaços abertos de comércio ao ar livre, as conhecidas feiras de Aracaju, apenas 16 estão em pleno funcionamento, segundo a assessoria da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). Essa medida ainda é em decorrência da pandemia de Covid-19.
Para os consumidores, o novo formato das feiras já é uma realidade. Com estruturas reduzidas e comercialização somente de gêneros alimentícios, a procura tem sido grande e já existe uma análise quanto à possibilidade da retomada de mais pontos de comercialização.
Conforme a Emsurb, o funcionamento das demais feiras livres deverá ser discutido na reunião do Comitê de Operações de Emergência (COE), mas a data não foi informada pela Empresa ou pela Prefeitura de Aracaju.
Estão em funcionamento:
- terças-feiras: Batistão;
- quartas-feiras: Conjunto Dom Pedro e Conjunto Orlando Dantas;
- quintas-feira: Santos Dumont e Jabotiana;
- sextas-feira: Suíssa, Agamenon e Aruana;
- sábado: Grageru, Santo Antônio e 18 do Forte;
- domingo: América, Bugio, Coqueiral e Santa Maria.
Segurança
Para garantir a organização dos ambientes e evitar aglomerações, cercas disciplinadoras estão posicionadas nas áreas externa e interna das feiras, quando necessário, segundo a Emsurb. Além disso, há fiscais responsáveis pelo controle de fluxo de pessoas, na entrada, e na saída, além de verificar o cumprimento das recomendações de readequação e a presença de idosos ou de pessoas de outros grupos de risco nesses espaços.
Para a limpeza dos locais de feira, a empresa municipal conta com agentes da Diretoria de Operações, que atuam com o auxílio de equipamentos para o descarte de resíduos sólidos, como contentores e caixas estacionárias.





