Aracaju suspende testagem de Covid-19 para pessoas assintomáticas
Segundo Secretaria da Saúde, Governo Federal teria atrasado entrega de insumos Cotidiano | Por Saullo Hipolito 24/12/2020 11h20 - Atualizado em 24/12/2020 13h09A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou na manhã desta quinta-feira (24) que, devido ao atraso na entrega de kits de testagem para a Covid-19, por parte do Governo Federal, suspendeu a realização de testes em pessoas assintomáticas nas unidades de referência em síndrome gripal, priorizando dessa forma pacientes com sintomas.
Essa é uma medida reguladora da pasta para que não haja falta desse insumo em um período breve. Vale lembrar que a curva de infectados em Sergipe - incluída a capital - cresce rapidamente, o que provocou um recuo nas fases de reabertura da economia.
Ainda segundo a rede municipal, os kits de testes são repassados pelo Governo Federal ao Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen), órgão responsável pela distribuição para os municípios.
A SMS informa, ainda, que a testagem em assintomáticos será retomada nas UBS referência em síndrome gripal assim que a distribuição de kits for regularizada.
F5 News entrou em contato com o Ministério da Saúde, que informou ter distribuído até o dia 23 de dezembro de 2020, 11.151.708 de testes RT-PCR para Covid-19 aos estados. "Em média, são distribuídos por mês cerca de 1,3 milhão de testes RT-PCR aos Laboratórios Centrais de Saúde Pública e suas plataformas. Cabe ressaltar que o Ministério realiza a entrega dos testes sob demanda dos estados".





