Arquidiocese divulga programação da 25ª edição do Grito dos Excluídos
Celebração acontece no próximo sábado (7), no Centro de Aracaju Cotidiano | Por Saullo Hipolito 05/09/2019 10h18 - Atualizado em 05/09/2019 14h17O arcebispo de Aracaju, dom José Costa, divulgou na manhã desta quinta-feira (5) a programação da 25ª edição do Grito dos Excluídos em Aracaju. O evento acontece no próximo sábado (7), a partir das 8h, e tem como objetivo chamar a atenção para o cuidado que se deve ter com o planeta, um espaço, dito por ele, do bom viver para toda a população.
Com o tema 'A vida em primeiro lugar' (o mesmo das edições anteriores), e o lema 'Este sistema não vale! Lutamos por justiça, direitos e liberdade!', o evento faz uma referência à conjuntura política e econômica que o país vive e também à tragédia de Brumadinho, em Minas Gerais, onde muitas pessoas morreram e algumas sequer foram encontradas.
"No próximo dia 7, faremos a nossa grande caminhada, momento importante, com uma temática interessante e esperamos que a gente possa dar passos significativos e celebrar com muita intensidade, com graça e bençãos, diante das dificuldades que atravessam o nosso país, com tanta gente desempregada, pessoas com fome, nas ruas, além do mais, diante da devastação ao nosso planeta. Trazemos para o debate a tragédia de Brumadinho e o incêndio na Amazônia", disse dom José Costa.
O membro da Pastoral de Rua Marcos Correa reforçou que é importante ressaltar a questão da exclusão de pessoas que atualmente estão morando nas ruas. "Muitos ali estão sem dignidade, sem prespectiva de vida nenhuma. Eles estão à margem de toda a sociedade", afirmou.
A iniciativa é encabeçada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em todo o país, e reúne movimentos sociais, visando despertar para a solidariedade, para a organização e renovação da esperança dos pobres, tornando-os sujeitos de uma nova sociedade, "sinal do Reino de Deus".
O evento destinado a todas as pessoas deve passar pela avenida Barão de Maruim logo após o desfile da última escola no sábado. "É um convite para que todos dêem sua colaboração e ninguém fique indiferente a um patrimônio que é de todos. Deus criou este mundo para todos e temos a responsabilidade de preservá-lo", disse dom José Costa.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos