Atenção no trânsito e futuros condutores são alvo da Semana do Trânsito
Evento visa sensibilizar a população para a necessidade de prevenir acidentes Cotidiano | Por Saullo Hipolito* 18/09/2018 12h45Com o tema 'Nós Somos o Trânsito', o órgão, junto com o Detran e a Polícia Federal, quer alertar para a necessidade de colaboração de todos.
Segundo a SMTT, o maior índice de acidentes no trânsito em 2018 acontece por causa do uso do celular e, ainda, pela desatenção e avanço do sinal vermelho.
Para desenvolver o senso de coletividade entre motoristas e pedestres o superintendente interino do órgão, Renato Telles, afirma que deve haver uma campanha recorrente.
“Toda oportunidade, em escolas privadas e estaduais, órgãos públicos, de maneira geral todos têm acesso e podem demandar para que a gente faça ações in loco”, disse.
O superintendente substituto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Gabriel Melo, afirmou que o trânsito é um problema de saúde pública e deve ser debatido sempre para que sejam traçadas políticas públicas.
“Nós temos conseguido ano a ano no Estado reduzir o número de acidentes, o número de feridos graves e mortes. É uma batalha contínua, com o aumento da fiscalização, o estudo dos eventos para perceber que tipo de acidente vem acontecendo e como devemos atuar para prevenir e trabalhos de educação para o trânsito para melhorar os futuros condutores”, afirmou.
De acordo com o aluno de segurança do trabalho da Fundação São Lucas Gabriel Costa, ter a ciência dos riscos no trânsito é essencial. “A dispersão no trânsito é alta, devemos evitar a utilização do celular e de outros objetos que possam nos trazer riscos maiores”, disse.
Programação
Renato Telles explica os objetivos da programação. “A Semana Nacional de Trânsito é mais um estímulo a todos os condutores e aos pedestres a optarem por um trânsito mais seguro. A programação desenvolvida inclui palestras, ações educativas nas ruas, escolas, unidades de saúde e empresas, além do Passeio Ciclístico da Primavera, que ocorrerá no dia 23 de setembro, quando comemoramos o início da nova estação e o Dia Municipal do Agente de Trânsito de Aracaju”, lembra.
A presidente do Detran, Luciana Déda, afirma que o debate deve ter foco nos futuros condutores e atuais pedestres. “Eles levam a discussão para dentro de casa quando conhecem o tema, e isso é muito importante. Além disso, quando ofertamos um bom curso, ou ainda, quando fiscalizamos documentos, tudo isso gera um trânsito seguro”, comentou a presidente.
O superintendente substituto da PRF, afirma que o trabalho deve ser constante. “Dentro da nossa atuação de trânsito constante está a área de fiscalização, a área de estudo de acidentes e a área de educação para o trânsito que irão melhorar a conduta daqueles que estarão responsáveis pelo fluxo do amanhã”.
Confira a programação completa da Semana Nacional do Trânsito aqui.
* Estagiário sob supervisão da jornalista Fernanda Araujo.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos