Atenção no trânsito e futuros condutores são alvo da Semana do Trânsito
Evento visa sensibilizar a população para a necessidade de prevenir acidentes
Cotidiano | Por Saullo Hipolito* 18/09/2018 12h45

Com a intenção de sensibilizar condutores e pedestres sobre a prevenção no trânsito e valorização da vida, a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) organiza a Semana Nacional do Trânsito, que ocorrerádesta terça-feira (18) até o dia 25 de setembro.

Com o tema 'Nós Somos o Trânsito', o órgão, junto com o Detran e a Polícia Federal, quer alertar para a necessidade de  colaboração de todos.

Segundo a SMTT, o maior índice de acidentes no trânsito em 2018 acontece por causa do uso do celular e, ainda, pela desatenção e avanço do sinal vermelho.

Para desenvolver o senso de coletividade entre motoristas e pedestres o superintendente interino do órgão, Renato Telles, afirma que deve haver uma campanha recorrente.

“Toda oportunidade, em escolas privadas e estaduais, órgãos públicos, de maneira geral todos têm acesso e podem demandar para que a gente faça ações in loco”, disse.

O superintendente substituto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Gabriel Melo, afirmou que o trânsito é um problema de saúde pública e deve ser debatido sempre para que sejam traçadas políticas públicas.

“Nós temos conseguido ano a ano no Estado reduzir o número de acidentes, o número de feridos graves e mortes. É uma batalha contínua, com o aumento da fiscalização, o estudo dos eventos para perceber que tipo de acidente vem acontecendo e como devemos atuar para prevenir e trabalhos de educação para o trânsito para melhorar os futuros condutores”, afirmou.

De acordo com o aluno de segurança do trabalho da Fundação São Lucas Gabriel Costa, ter a ciência dos riscos no trânsito é essencial. “A dispersão no trânsito é alta, devemos evitar a utilização do celular e de outros objetos que possam nos trazer riscos maiores”, disse.

Programação

Renato Telles explica os objetivos da programação. “A Semana Nacional de Trânsito é mais um estímulo a todos os condutores e aos pedestres a optarem por um trânsito mais seguro. A programação desenvolvida inclui palestras, ações educativas nas ruas, escolas, unidades de saúde e empresas, além do Passeio Ciclístico da Primavera, que ocorrerá no dia 23 de setembro, quando comemoramos o início da nova estação e o Dia Municipal do Agente de Trânsito de Aracaju”, lembra.

A presidente do Detran, Luciana Déda, afirma que o debate deve ter foco nos futuros condutores e atuais pedestres. “Eles levam a discussão para dentro de casa quando conhecem o tema, e isso é muito importante. Além disso, quando ofertamos um bom curso, ou ainda, quando fiscalizamos documentos, tudo isso gera um trânsito seguro”, comentou a presidente.

O superintendente substituto da PRF, afirma que o trabalho deve ser constante. “Dentro da nossa atuação de trânsito constante está a área de fiscalização, a área de estudo de acidentes e a área de educação para o trânsito que irão melhorar a conduta daqueles que estarão responsáveis pelo fluxo do amanhã”.

Confira a programação completa da Semana Nacional do Trânsito aqui.

* Estagiário sob supervisão da jornalista Fernanda Araujo.

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos