Ato conjunto de grevistas movimenta o Centro da cidade
Cotidiano 22/08/2012 13h30

Por Elisângela Valença

A manhã de hoje, 22, na Praça Fausto Cardoso, foi marcada por um ato conjunto de diversas categorias estaduais e federais que estão em greve em Sergipe. Marcaram presença entidades como o Sindicato dos Trabalhadores em Esducação do Estado de Sergipe (Sintese), Sindicato dos Trabalhadores Técnico-administrativos da Universidade Federal de Sergipe (Sintufs), Associação dos Docentes da Universidade Federal de Sergipe (Adufs), Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho e Previdência no Estado de Sergipe (Sindiprev/SE), Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe/SE) e Sindicato dos Servidores Públicos Federais em Sergipe (Sintsep/SE).

A ideia do ato conjunto foi de mostrar à população o que realmente está acontecendo com estas categorias e o que elas apontam como intransigência dos governos na ausência de negociação ou na tentativa de desarticular algumas carreiras. Segundo Roberto Silva (foto), diretor executivo do Sintese, aceitar a proposta do Governo de Sergipe é acabar com o plano de carreira dos professores do Estado. “Além de o Governo não pagar o piso nacional, ainda quer aplicar um reajuste de 6,5% e desarrumar o plano de carreira”.

De acordo com o diretor, os professores estaduais estarão amanhã, 23, na frente da Assembleia Legislativa. A presidente do Sintese, Ângela Melo, estará na Comissão de Educação da Assembleia para discutir a atual situação da categoria e pedir aos deputados que não aprovem a proposta de reajuste de 6,5% apresentada pelo Governo. “O que nós queremos é um diálogo democrático sobre a Educação em Sergipe”, disse o diretor.

Edjanária Borges, presidente do Sintufs, informa que a paralisação pode acabar na sexta-feira. “Estamos aguardando o posicionamento dos demais Estados e do comando nacional de greve”, explica. Segundo ela, apesar de os valores de reajuste salarial apresentados pelo Governo Federal não serem ideais, outros pontos da pauta de negociação foram conquistados, como os que tratam do plano de carreira. “Mas o encerramento da greve só será definido na sexta”, reforçou.

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos