Aumento da demanda suspende testagem de assintomáticos em Sergipe
A previsão da Secretaria da Saúde é regularizar a situação no mês de janeiro Cotidiano | Por F5 News 26/12/2020 18h12 - Atualizado em 28/12/2020 07h30A suspensão dos exames para confirmação da covid-19 em pessoas assintomáticas atinge todos os municípios sergipanos, informou a Secretaria de Estado da Saúde (SES). O motivo, segundo a pasta, é o número elevado de testes aguardando análise no Laboratório Central (Lacen).
Na quinta-feira (24), a Secretaria da Saúde de Aracaju informou que tinha deixado de realizar os exames por conta de um atraso na entrega de kits de testagem para a Covid-19, por parte do Governo Federal. Ao F5 News, o Ministério da Saúde negou atraso na distribuição do material.
Neste sábado (25), a Secretaria estadual da Saúde informou que a suspensão ocorre em todas as unidades de referência para síndromes gripais do estado. Segundo a pasta, apenas pessoas que tiveram contato com pessoas positivadas estão realizando o exame. A previsão da SES é que a testagem seja regularizada apenas em janeiro.
Desde o início da segunda quinzena de dezembro, a demanda de exames para serem analisados no Lacen tem aumentado consideravelmente, como o F5News mostrou à época. Segundo o balanço mais recente da Secretaria, atualmente, existem cerca de 7 mil testes para serem processados no Laboratório sergipano.
Sergipe tem, de acordo com o balanço mais recente da Secretaria da Saúde, 107.721 pessoas que já foram infectadas pelo novo coronavírus. Dessas, 2.441 faleceram, 95.873 são consideradas curadas e mais de 9 mil continuam em tratamento, 297 delas internadas e as demais em isolamento domiciliar.





