Avenida Tancredo Neves ganhará complexo viário
Cotidiano 15/03/2012 19h35Uma nova avenida, um novo corredor de trânsito e uma obra social. É assim que poderá ser definida a nova avenida que interligará o Centro de Aracaju, através do bairro Jardins e Beira Rio (bairro Ignácio Barbosa) até o conjunto Augusto Franco (Farolândia). A ponte sobre o rio Poxim já está pronta e, nesta quinta-feira, 15, o prefeito Edvaldo Nogueira autorizou a construção de um viaduto que será construído na Tancredo Neves, perpassando o cruzamento das avenidas Iolanda Pinto e Paulo VI.
Orçada em R$ 26,8 milhões, a obra tem prazo de execução de 540 dias e será realizada pela Construtora Celi, empresa vencedora da licitação. Durante a solenidade de assinatura, Edvaldo lembrou aos presentes que começou a planejar a obra no ano de 2006, quando assumiu a chefia do executivo municipal.
"Essa é mais uma obra estruturante que demonstra o compromisso da Prefeitura de Aracaju com a mobilidade urbana e mais uma prova de que estamos trabalhando para preparar a cidade para o futuro", destacou o prefeito, afirmando que a obra vai valorizar a região e ajudar a mudar para melhor a face da capital, contribuindo para o seu progresso e desenvolvimento.
Custeada com recursos provenientes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a obra compreende a construção de um viaduto na avenida Tancredo Neves e a infraestrutura de ligação da avenida Iolanda Pinto com a Paulo VI, encontrando a avenida Canal 4, no Augusto Franco, até a avenida Heráclito Rollemberg, com acesso à Alexandro Alcino Porto. De acordo com o presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização, Osvaldo Nascimento, "com a conclusão da elevação da Tancredo Neves e do mergulhão, o trânsito de Aracaju vai melhorar significativamente", disse.
O presidente da Celi, Luciano Barreto (na foto com o prefeito), compareceu à solenidade e disse que, no que depender da construtora, a obra será entregue dentro do prazo. "Essa é uma obra de grande importância, principalmente neste momento em que o prefeito, ao lado do superintendente Antônio Samarone, está fazendo um grande esforço para melhorar a mobilidade urbana em Aracaju", observou Luciano Barreto, afirmando que, com o apoio da prefeitura, a obra pode até ser entregue antes do prazo.
O superintendente de Transportes e Trânsito da capital, Antônio Samarone, explicou que a população será avisada com antecedência sobre as mudanças que serão implementadas no trânsito por conta das obras. "As equipes da engenharia conseguiram encontrar as melhores alternativas . Esse é o famoso transtorno bom, porque rapidamente a população terá uma obra que irá contribuir significativamente para a fluidez do trânsito na capital", pontuou Samarone, destacando que o transtorno é temporário, mas os benefícios serão permanentes.
Complexo Poxim
A obra integra o complexo viário Poxim, que ligará o Centro da capital ao conjunto Augusto Franco. "Nosso objetivo é que a ligação chegasse até o bairro Santa Maria, mas não será possível agora, porque o aeroporto de Aracaju deverá ser ampliado", informou Edvaldo.
Essa é a terceira das três etapas em que a obra está dividida. Na primeira, foi realizada a construção da Ponte Gilberto Vila-Nova de Carvalho e, na segunda, a construção dos encontros da ponte . Quando concluída, a obra irá proporcionar uma via de escoamento rápido entre diversos pontos da cidade, gerando um trânsito mais ágil e ampliando o desenvolvimento da capital sergipana.
(Foto: Lizia Martins / Prefeitura Municipal de Aracaju)

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
