Balão de festa deixa 12 mil pessoas sem energia em Aracaju (SE)
Por ser de material condutor de energia, o balão provocou um curto-circuito Cotidiano | Por F5 News 16/07/2018 17h45 - Atualizado em 16/07/2018 17h55A Energisa informou nesta segunda-feira (16) que a queda de energia ocorrida na madrugada do domingo (15), em bairros da Zona Sul de Aracaju (SE), foi provocada por um balão metalizado, usado em festas de aniversários e comemorações variadas. Segundo a companhia, o balão entrelaçou-se em cabos elétricos de média tensão e provocou curto-circuito.
Com o curto-circuito seguido de explosão, houve rompimento do cabo e da conexão do transformador de energia, o que provocou a interrupção no fornecimento de energia para cerca de 3 mil unidades consumidoras - algo em torno de 12 mil pessoas - dos bairros Grageru e 13 de Julho, imediações da avenida Francisco Porto, atingindo residências e bares da região que estavam em pleno funcionamento na hora do acontecido.
Por volta de 1h30 da madrugada, a Energisa iniciou manobra de transferências de cargas elétricas, reduzindo para 1800 o número de clientes sem energia. A empresa informa que, após confirmado o local exato da falha, a área foi isolada, ficando sem energia 536 clientes atingidos até a reposição dos cabos. A energia foi reestabelecida por completo às 9h.
O gerente de Operação da Energisa, Wilton Leal, aponta para os riscos de acidentes quando artefatos entram em contato com a rede elétrica. “O balão causou o curto-circuito porque é feito de material condutor de energia. A força da explosão fez romper o cabo. As pessoas precisam tomar cuidado com objetos que podem atingir a rede elétrica e causar danos maiores que apenas a interrupção no fornecimento”.
Leal ainda destaca que, nessas situações, as pessoas não se aproximem da rede de energia e entrem em contato imediatamente com a Energisa, o que pode ser feito pela central de atendimentos 08000 79 0196 ou pelo aplicativo Energisa ON.
*Com informações da assessoria


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos