Covid-19
Bares são interditados por descumprirem medidas sanitárias em Aracaju
Durante fiscalização, estabelecimentos foram flagrados com aglomeração de pessoas
Cotidiano | Por F5 News 31/12/2020 14h06

Um bar e uma boate foram fechados durante uma fiscalização que começou na noite desta quarta-feira (30) e seguiu até a madrugada desta quinta-feira (31). A força tarefa. composta pela Vigilância Sanitária Estadual, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Procon e Prefeitura de Aracaju, teve por objetivo verificar o cumprimento das normas sanitárias estabelecidas pelo decreto estadual na prevenção à Covid-19 .

Uma das medidas estabelecidas, por exemplo, é que bares, restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos similares devem funcionar com ocupação máxima de 50% da capacidade do local, devendo cada mesa contar com, no máximo, seis pessoas. 

Um dos locais fiscalizados foi uma boate na Orla da Praia de Atalaia, em Aracaju. Segundo a Secretaria da Saúde, o estabelecimento solicitou autorização para realização de evento dentro dos padrões de segurança, mas os fiscais constataram que os protocolos não estavam sendo cumpridos. O estabelecimento foi visitado preventivamente devido a um anúncio que circulava na internet, divulgando uma festa no local, diversamente ao que teria sido solicitado para a autorização de funcionamento. Foi determinada uma interdição cautelar até que os devidos ajustes sejam realizados.

Na avenida Hermes Fontes, um estabelecimento também foi autuado e interditado por descumprir as normas sanitárias. 

“Sergipe está em curva de ascensão em contágio e mortes pela Covid-19, a população deve buscar uma maior conscientização dos graves riscos trazidos por esta doença, festas e confraternizações de fim de ano têm sido portas de disseminação do vírus. Mecanismos já conhecidos e declarados eficientes pelos órgãos de saúde, como distanciamento social, uso de máscara e lavagem das mãos, devem ser aplicados em nosso cotidiano”, alertou o coordenador da Vigilância Estadual, Ávio Brito.

Segundo ele, as fiscalizações continuarão durante todo o final de semana, principalmente tendo em vista a passagem do ano. “A gente pede à população que continue contribuindo denunciando eventos clandestinos e aglomerações por meio do número 190, da Polícia Militar. Nossa maior preocupação é coibir esses eventos que causam aglomeração e disseminação do vírus”, afirmou Ávio.

A coordenadora da Revisa municipal, Denilda Caldas, explica a importância de seguir o protocolo sanitário e cita medidas como uso de cardápio virtual, disposição de mesas com distância mínima de um metro e meio, limpeza de banheiros a cada duas horas e dispensadores com álcool gel a 70%, para higienização das mãos.  

“Os espaços de dança e de lazer para crianças não são permitidos e devem permanecer isolados. Sobre as áreas externas, é aconselhável que os estabelecimentos adotem medidas de controle de acesso, organizando filas com o distanciamento mínimo recomendado ou distribuindo senhas. O importante é que as alternativas encontradas evitem aglomerações”, afirmou.

Fiscalização

Durante as festas de final de ano, a Prefeitura de Aracaju, em parceria com o Governo do Estado, promoverá fiscalizações nos eventos fechados realizados em bares e restaurantes da capital. As inspeções ocorrerão a partir das 22h e cobrarão as exigências do decreto nº 6.324/2020, que versa sobre questões de distanciamento social e adequações necessárias na atual situação epidemiológica.

A população pode denunciar aglomerações e eventos com público acima de 150 pessoas por meio do número 0800-729-3534, opção 7.
 

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares