Biólogas buscam apresentar pesquisa para lançamento de livro em Fortaleza
Proposta do livro é contribuir na capacitação de profissionais em serviços de Anatomia Patológica
Cotidiano | Por Saullo Hipolito* 28/02/2019 11h32 - Atualizado em 01/03/2019 10h43

Com o objetivo de lançar um Manual Prático de Histotecnologia, duas biólogas sergipanas da área de Anatomia Patológica (AP) angariam fundos para financiar uma viagem ao Congresso da Sociedade Brasileira de Histotecnologia (SBH), em Fortaleza (CE). No local, elas pretendem apresentar o trabalho já desenvolvido de forma independente. O custeio da viagem é uma das dificuldades apontadas pelas profissionais para dar seguimento ao trabalho.

O livro é principalmente destinado aos profissionais que exercem suas funções nos Serviços de Anatomia Patológica (SAP) , já que, segundo as biólogas, atualmente esse aprendizado ocorre na prática, no próprio serviço, sem qualquer embasamento teórico.

“No atual momento estamos realizando nossas pesquisas sem nenhuma ajuda financeira, tentamos colocar em prática todas nossas ideias. Estamos tentando empreender com vontade e coragem para ajudar a capacitar profissionais, garantindo a possibilidade de se manter no mercado trabalho, com conhecimento e habilidade necessários para exercer a função nos SAP”, disse a especialista em hemoterapia e hematologia Valeska Moura.

Para o lançamento do livro são  necessários recursos financeiros e, desempregadas, as biólogas enfrentam dificuldades para seu objetivo final. Além disso, a ida ao Congresso SBH  para divulgação do trabalho só será possível com ajuda financeira. Elas realizam de forma autônoma treinamentos, consultorias e outras atividades afins para contratantes com o objetivo de arrecadar os recursos para a viajem.

“Resolvemos acreditar nessa ideia por observamos as dificuldades desses profissionais. Juntas temos coragem suficiente para continuar com o objetivo de formar bons profissionais, já que passar conhecimento, ensinar, atuar na área de educação é sempre uma luta diária”, disse a especialista em Histotecnologia e Gestão da Qualidade Kênia Simone.

O livro também terá como público alvo técnicos e estudantes (de nivel superior e técnicos) da área, além de proprietários de laboratórios. Para contribuir com o projeto das profissionais, o interessado pode entrar em contato por meio dos números: (79) 99104-3957/99991-4644, ou pelo e-mail vamosbio@gmail.com.

Experiência profissional 

Kênia Simone Marques, Bióloga formada pela UFAL em 1995. É especialista em Histotecnologia e Gestão da Qualidade, com experiência de mais de 20 anos na área de Anatomia Patologia.

Valeska Moura Silva é  bióloga e biomédica formada pela UNIT em 2009. Especialista em Hemoterapia e Hematologia, com experiência nos Hospitais de Urgência e Emergência  Regionais do Estado de Sergipe.

* Foto: Cedida pelas internautas.

* Estagiário sob supervisão da jornalista Fernanda Araujo.

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos