Bloco Mania de Folia reúne os usuários dos CAPS
Cotidiano 16/02/2012 15h10Alegria, saúde e animação marcaram a passagem dos blocos de Carnaval organizados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aracaju pelos bairros da capital. Na tarde da quarta-feira, dia 15, o Bloco Mania de Folia reuniu usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) para celebrar o período festivo na Orla de Atalaia.
"Os blocos de carnaval são iniciativas educativas e de lazer onde muitos usuários podem vencer a timidez e se socializar, pois todos têm o direito de ser feliz e pular o carnaval com saúde sempre", enaltece o secretário Silvio Santos.
A concentração dos foliões aconteceu no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) David Capistrano Filho às 14 horas, reunindo usuários dos CAPS AD Primavera, Liberdade, Jael Patrício, Artur Bispo e I Vida. Ao som das tradicionais marchinhas, o cortejo seguiu pela Orla da Atalaia até a Praça de Eventos, onde a festa continuou até o fim da tarde.
A coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial, Karina Cunha, explica que a celebração ajuda a fortalecer o vínculo entre o usuário, a família e o serviço público de saúde. "Esse é um momento muito especial para os usuários da saúde mental. Para eles também é muito importante poder brincar o carnaval e se divertir como qualquer outro cidadão. Através desse bloco estimulamos os benefícios do convívio social e a integração entre todos que compõem e utilizam à saúde mental", pontua.
Alegria e Companheirismo
A pedagoga Gildenes Nascimento acompanhou a mãe que é usuária do CAPS Jael Patrício durante o passeio do bloco. "As festas organizadas pela Secretaria Municipal da Saúde são mesmo nota 10, pois ajudam a gente a relaxar e espairecer a mente. Acho a programação dos CAPS é excelente, pois convida as famílias e proporciona momentos especiais de alegria para os usuários", elogiou.
As amigas Vilma Santos e Brasinalva Leite esbanjaram animação desfilando de chapeuzinho vermelho pela avenida. "O carnaval do CAPS é tudo de bom" disse Vilma Santos que não conseguiu conter a alegria diante de uma festa tão bonita.
"Esse ano o bloco foi mais animado que no ano passado. Na minha opinião, o melhor dessa festa é poder se divertir revendo os amigos e colegas dos outros CAPS", acrescenta Elisandro Reis.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos