Brava Gente Brasileira é tema de desfile cívico-militar
Evento levará para avenida civis, militares e movimentos sociais Cotidiano 06/09/2012 14h30Por Sílvio Oliveira
“Brava Gente Brasileira” é o tema do desfile cívico-militar que comemorará os 190 anos da Independência do Brasil, amanhã, 7, em Aracaju (SE). O tradicional desfile acontecerá a partir das 8h, na avenida Barão de Maruim, Centro da cidade, com participação dos destacamentos da Marinha, Exército, Aeronáutica, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar de Sergipe, Guarda Municipal de Aracaju e Colégio Militar de Sergipe, seguido dos desfiles comunitários e estudantis, esse último composto por escolas das redes pública e privada.
Segundo o chefe do Cerimonial da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Almir Garcez, oito carros temáticos irão mostrar as alegorias relacionadas ao tema deste ano. Haverá a representação alegórica da cultura do país, distribuída em diversas etnias, crenças e religiões.
"Acho que essa representatividade é uma herança que Sergipe tem dos desfiles temáticos do Sete de Setembro, que vêm mostrando na avenida uma maneira de contar a história de uma forma mais lúdica e que todos possam entender", disse Garcez.
Os carros vão abordar temas como drogas, cultura nordestina, diversidade, a fauna brasileira, além de trazer para a avenida as questões da acessibilidade de deficientes físicos, entre outros assuntos.
Programação
O evento começará com as representações militares das Forças Armadas. Representando a rede estadual de ensino, desfilarão na avenida segmentos dos colégios situados na grande Aracaju, a corporação musical do Colégio Estadual Milton Dortas, de Simão Dias, a Banda de Música Integrada da Seed e 18 escolas estaduais.
Encerrando o desfile oficial, se apresentarão os pelotões dos representantes do Departamento de Educação Física e Diretoria de Educação de Aracaju.
Ao final, em ritmo de protesto, acontecerá o 18º Grito dos Excluídos, realizado pelo Conselho Nacional do Laicato na Arquidiocese de Aracaju (Conal), pela Igreja Católica e por grupos sociais, como o Movimento dos Sem Terra e o Sindicatos dos Trabalhadores em Educação do Estado de Sergipe (Sintese).
O Grito será em torno da importância da Ficha Limpa, do debate da Conferência Rio + 20, em defesa dos direitos humanos, à justiça social e ambiental, além de denunciar a exploração do capital e o uso do orçamento público para o pagamento de juros, os problemas na saúde pública, a violência e as drogas.
Foto: Seed

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
