Busca ativa inclui 102 famílias no CadÚnico
Cotidiano 27/02/2012 15h32
O trabalho de busca ativa realizado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), no conjunto Bugio, zona Norte da capital, no último sábado, resultou na inclusão de mais 102 famílias no Cadastro Único (CadÚnico) e em mais 83 atualizações cadastrais. "Essa ação da Prefeitura é muito boa porque traz os serviços para perto da gente", declarou Maria Inês de Melo Santos, 74 anos, que aproveitou a oportunidade para fazer o seu recadastramento.
A equipe da Semasc iniciou os trabalhos às 8 horas, com a visitação social feita de porta em porta na área de ocupação Estrela do Oriente, Anchietão e no loteamento Ângela Catarina. Ao mesmo tempo, os cadastradores iniciavam o atendimento ao público, concentrados no Colégio Municipal Manoel Bomfim. Quarenta trabalhadores da Assistência Social foram mobilizados para esta ação.
Segundo o secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Bosco Rolemberg, foram realizados cerca de 200 atendimentos. Ele informou ainda que durante todo este ano de 2012 serão realizadas 24 buscas ativas, ou seja, uma a cada 15 dias, sempre aos sábados. As próximas áreas da capital a receberem os serviços da Semasc são Mosqueiro, Porto D'Anta, bairro América e Industrial.
A busca ativa é uma ação do município de Aracaju, realizada pela Semasc com o objetivo de localizar as famílias de baixa renda que ainda não acessam os serviços socioassistenciais por não estarem incluídas no Cadastro Único. "A busca ativa leva até o cidadão os programas, projetos, benefícios e serviços dos governos federal e municipal na área da Assistência Social", enfatizou Bosco Rolemberg.
Inclusão Produtiva
A equipe da Coordenadoria de Programas e Projetos Complementares da Semasc também participou da ação, levando ao público inscrições para os cursos de vendedor e encanador-instalador predial. Quinze inscrições foram feitas no local.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos