Cai o número de gestantes e crianças vacinadas contra gripe
Na totalidade dos grupos prioritários, a meta foi ultrapassada em Aracaju Cotidiano | Por F5 News 04/07/2018 16h55 - Atualizado em 04/07/2018 17h13A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informou nesta quarta-feira (04) que a capital sergipana ultrapassou a meta de vacinação contra a gripe, alcançando 92% do público alvo. Mas deixa um alerta sobre a redução no número de gestantes e crianças imunizadas.
Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Taise Cavalcante (foto), para esses dois públicos, os índices ficaram abaixo dos 90% esperados, alcançando 67,49% das gestantes e 66,02% das crianças na faixa etária prioritária.Apesar do resultado, ela explica que, no caso das gestantes, se comparado a 2017, houve um aumento de 20,41%. “Foram 761 gestantes a mais em relação ao ano passado”.
Já quanto aos idosos, grupo prioritário muito importante, a cobertura foi 102,33%. “Isso representa quase 10 mil idosos a mais no comparativo. Esses resultados demonstram que nossas estratégias de ações foram efetivas”, complementou Taise.
A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza encerrou oficialmente no dia 22 de junho, mas a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) continuou com o trabalho de imunização dos grupos prioritários até o final do estoque.
Fim do estoque
De acordo com a coordenadora de Imunização da SMS, Tânia Nunes, graças às estratégias adotadas pela SMS, os estoques da vacina já foram finalizados. “Hoje, o estoque que temos apenas contemplará as crianças com indicação para a segunda dose, mediante apresentação do comprovante de recebimento da primeira, já que por causa da idade a aplicação delas é fracionada", informou.
Tânia diz ainda que, nos quase dois meses de vacinação, Aracaju conseguiu resultados satisfatórios frente aos índices nacionais. “Mobilizamos toda nossa equipe técnica e conseguimos ultrapassar a meta preconizada pelo MS. Das 124.317 pessoas pertencentes ao público-alvo, imunizamos 114.375. Isso significa que pouco mais de 10 mil usuários que fazem parte desses grupos não se vacinaram, um ótimo resultado para nossa cidade”, detalhou.
São considerados grupos prioritários: pessoas com mais de 60 anos, gestantes, crianças com idades entre seis meses e cinco anos, trabalhadores da saúde, professores, puérperas (até 45 dias após o parto), adolescentes e adultos privados de liberdade.
*Com informações da SMS


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos