Caminhada encerra Semana da Acessibilidade em Aracaju
Cotidiano 21/09/2012 16h00Por Adriana Meneses
No início da tarde dessa sexta-feira (21), foi realizada na Praça Tobias Barreto, centro de Aracaju, uma caminhada para encerrar as comemorações alusivas à IV Semana da Acessibilidade que acontece desde o último dia 17. O evento teve como objetivo conscientizar e mobilizar a sociedade para a eliminação de barreiras de informação, arquitetônicas e em todas as outras esferas que dificultam a participação efetiva de pessoas com deficiência na vida em
sociedade.
De acordo com um dos coordenadores da caminhada, Fábio Oliveira (foto ao lado), a sociedade precisa entender que pessoas com deficiência são produtivas. “A nossa intenção é conscientizar a população sobre a necessidade de inclusão das pessoas com deficiência em todas as atividades, seja no trabalho, no esporte, no lazer e em todas as outras dimensões possíveis; na nossa empresa, por exemplo, estamos sempre recrutando e empregando pessoas portadoras de algum tipo de deficiência”, disse.
Para Everton de Jesus (foto acima), que é paraplégico e faz uso do triciclo ou cadeiras de roda para se locomover, a caminhada é uma maneira de cobrar às autoridades os direitos dos portadores de deficiência. “Enfrentamos várias dificuldades e barreiras diárias para nos locomover. É preciso que o poder público através dos seus representantes perceba que temos o direito de ir e vir como todo e qualquer cidadão brasileiro, e que também somos produtivos como qualquer pessoa dita normal”, afirmou.
Segundo dados do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Sergipe é o oitavo estado do país com o maior percentual de pessoas portadoras de deficiência: 518.901 pessoas declararam possuir deficiência, seja motora, visual, auditiva ou mental, em algum nível, o que corresponde a 25,09% da população.

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos

