Campanha Antirrábica em Aracaju é prorrogada até a sexta-feira
Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) vai atuar em postos fixos em vários pontos da cidade Cotidiano | Por Agência Aracaju 27/11/2018 10h31A campanha de vacinação antirrábica, que seria encerrada no último sábado (24), foi prorrogada pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), visando aumentar a cobertura da imunização de cães e gatos contra a raiva. Nesta nova etapa da campanha, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estará até a próxima sexta-feira (30), com postos fixos em vários pontos da cidade, das 8h às 12h.
Na quarta-feira (28), os postos fixos em funcionamento serão: Ponta da Asa, bairro Santa Maria (final de linha de ônibus); Rua 38, n° 50 Lot. Paraíso do Sul, bairro Santa Maria; Ass. de Moradores do Loteamento Prainha, bairro Santa Maria; Colégio Albano Franco, Conjunto Padre Pedro; e UBS Elizabeth Pita - Feirinha, bairro Santa Maria.
Já na quinta-feira, (29), os postos funcionarão na Associação de Moradores do Loteamento Beira Mar, bairro Aeroporto; Residencial Costa Nova, bairro Aeroporto; Porto do Sul, bairro Aruana e nas UBS Augusto Franco e UBS Edésio Vieira de Melo.
No dia 30 - último dia de vacinação antirrábica - estarão funcionando os postos fixos das Praça Osvaldo Mendonça e Praça do Anchietão, no bairro Bugio, e nas UBS Adel Nunes (Bairro América), Onésimo Pinto (Jardim Centenário) e Carlos Hardman (Lamarão).
Sobre a Campanha
Desde o início da campanha, no dia 15 de outubro, até o momento, a SMS contabilizou a imunização de 33.981 animais, sendo 23.544 cães e 10.437 gatos.
“É importante ressaltar que quem não conseguir levar o animal de estimação para tomar a vacina antirrábica, o CCZ disponibiliza doses durante todos os dias úteis do ano", destacou a gerente do CCZ, a veterinária Marina Sena. A unidade fica situada na avenida Dr. Carlos Rodrigues da Cruz, nº 1081, no bairro Capucho, vizinho à sede do Ibama.
Durante a campanha, a estratégia da SMS foi dividir a campanha em quatro etapas. A primeira delas aconteceu de 15 a 19 de outubro, com os postos volantes na Zona de Expansão, Robalo e Santa Maria. Já no dia 20 de outubro, ocorreu a primeira etapa dos postos fixos, com a 6ª, 7ª e 8ª região.
No dia 10 de novembro foi a vez da segunda etapa dos postos fixos, com a 3ª, 4ª e 5ª regiões e, no último sábado, 24, foi a terceira etapa de postos fixos da Campanha de Vacinação Antirrábica de 2018 com a 1ª e 2ª regiões.
Controle da doença
A raiva pode ser transmitida do animal para o homem através da mordida ou pelo contato de ferimento com a saliva do cão ou gato infectado. A gerente do CCZ, Marina Sena, lembra que a vacina é a forma mais eficaz de prevenção de casos de raiva e proteção da saúde do animal, que deve ser imunizado todos os anos. “A vacina contra a raiva permite que o cão e o gato criem anticorpos para poder se defender da doença”, alerta.
A estudante Maria Eduarda Santos levou sua cachorrinha, Kira, para ser imunizada no posto fixo da UBS Augusto Franco, no último sábado, 24, e destacou a importância da campanha. “É muito importante imunizar os nossos animais contra a raiva. É uma forma de protegê-los e proteger a nossa família também”, enfatizou.
O morador do Augusto Franco, Vinícius Araújo, disse que a cachorrinha dele não podia ficar sem proteção e, por isso, não deixou de levá-la ao posto fixo. “Todo ano eu trago minha Cristal para ser imunizada. Quando soube que iria acontecer a campanha, já fiquei atento”, garantiu.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos